Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadora argentina Eugenia Cadús ministra oficina de Dança esta semana no IFG Aparecida
Triêro

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 11h16 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 13h24

A oficina “Desmonumentalizar a História da Dança” é uma realização do Triêro - Centro de Pesquisa e Documentação em Dança e acontece de 27 a 29 de junho

O Triêro - Centro de Pesquisa e Documentação em Dança do IFG inicia nesta terça-feira, 27 de junho, a oficina “Desmonumentalizar a História da Dança”, a ser ministrada pela professora Dra. Maria Eugenia Cadús, da Universidade Nacional das Artes e Universidade de Buenos Aires / Argentina. A oficina segue até quinta-feira, 29, e buscará proporcionar a reflexão sobre como as práticas atuais de dança - coreográficas, históricas, pedagógicas, teóricas, etc. - produzem conhecimento, entre outros objetivos.

A oficina vai analisar as configurações históricas e estéticas da dança cênica, como fatos situados em seus desenvolvimentos sociais, políticos e culturais. Entre os pontos a serem abordados, estão as tensões entre universalismo e localismo, as historiografias hegemônicas nas danças e o estudo das noções de identidade nas danças latino-americanas.

Por meio de textos de referência e com base na experiência dos participantes, serão abertos diálogos a partir de perguntas do tipo “Como estudamos, criamos e ensinamos danças? O que (in)visibilizamos? Reproduzimos um cânone ou criamos novos estereótipos corporais e de movimento? Como promover e criar pensamento crítico? Podemos ‘hackear’ o cânone? Que táticas de resistência e reexistência podemos usar?”. Os participantes vão se envolver também em reflexões teóricas a partir da pesquisa de Eugenia Cadús. As aulas incluem análise de material audiovisual de trechos de dança.

A ministrante

Maria Eugenia Cadús é Doutora em História e Teoria das Artes pela Universidade de Buenos Aires, onde também leciona e dirige o Grupo de Estudos de Danzas Argentinas y Latinoamericanas (GEDAL). Ela é pesquisadora assistente do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) e trabalha no Departamento de Artes do Movimento da Universidad Nacional de las Artes, onde leciona no Departamento de Folclore. Sua pesquisa se concentra na dança latino-americana e política e em estudos decoloniais.

Integrante da Associação Internacional de Estudos de Dança (DSA) como representante eleita do Nominations Committee Representative, Eugenia Gadús é também autora do livro “Dança e peronismo: disputas entre cultura de elite e culturas populares” e organizadora do livro “Danzas desobedientes”, além de ter vários artigos publicados. Sua produção intelectual pode ser acessada em https://mariaeugeniacadus.academia.edu/

A oficina “Desmonumentalizar a História da Dança” recebeu inscrições de membros da comunidade da dança, pesquisadores de arte e de pessoas interessadas no tema. As aulas serão realizadas das 14 às 18 horas nos três dias de oficina, no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento a Dança do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2017.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia