Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFG Aparecida de Goiânia são premiados na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas
OBFEP

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 09h56 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 12h29

Eric Gomides foi 1º lugar estadual e 2º lugar nacional, Pâmella Andrade obteve o 3º lugar estadual. A premiação refere-se ao ano 2016.

Eric Morais Gomides e Pâmella Andrade Silva com o professor Luciano Calaça, que organizou a Olimpíada no IFG Aparecida no ano passado, e a diretora-geral do Câmpus, Ana Lucia Siqueira

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2016 conferiu cinco premiações a alunos, professores e ao Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). A cerimônia de premiação foi realizada nesta sexta-feira, 9, no Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os alunos agraciados foram Eric Luiz Morais Gomides e Pâmella dos Santos Andrade Silva. O professor Luciano Calaça, organizador da OBFEP 2016 no Câmpus foi condecorado em nome dos professores de Física do IFG Aparecida. A diretora-geral Ana Lucia Siqueira e o professor Luciano Calaça receberam também uma placa de parabenização ao Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia pelo desempenho dos alunos na Olimpíada.

Eric Luiz Morais Gomides, que no ano passado fazia o 3º ano do curso Técnico Integrado em Edificações, conquistou o 1º lugar na categoria estadual e o 2º lugar na categoria nacional. “Eu gosto muito de Física e essa premiação é pra mim um reconhecimento por meu esforço e dedicação nos estudos”, falou Eric. Embora tenha sido aprovado pelo Enem para o curso de Física na Universidade de Brasília (UNB), ele preferiu continuar se preparando para o seu sonho: ser piloto da Força Aérea Brasileira, curso para o qual precisa ser aprovado em processo semelhante a um vestibular, conforme comentou.

Pâmella dos Santos Andrade Silva, que em 2016 cursava o 2º ano do curso Técnico Integrado em Química, foi premiada com o 3º lugar da etapa estadual.  Ela conta que gosta de Física, mas que não chegou a estudar para a OBFEP no ano passado. Para a estudante, ter sido condecorada com uma medalha na Olimpíada é um incentivo para estudar mais e ser aprovada no próximo ano para o curso de Engenharia Química.

Professores

O professor Luciano Calaça informa que 2016 foi o primeiro ano de participação dos alunos do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas e que a expectativa é conseguir ainda mais premiações para as próximas edições. Além de Luciano Calaça Alves, são organizadores da OBFEP no Câmpus este ano os professores Abdalla Antonios Kayed Elias e Douglas Xavier de Andrade. “O mérito do prêmio é dos alunos e de todos os professores de Física”, destaca o professor Luciano.

Após receber a placa que homenageia o IFG Aparecida de Goiânia pelo desempenho na OBFEP, a diretora-geral do Câmpus, Ana Lucia Siqueira de Oliveira, ressaltou que é uma honra para o Instituto Federal de Goiás receber as premiações em nível nacional e estadual e destacou o trabalho dos professores. “Fazemos um agradecimento especial aos professores de Física do IFG, como reconhecimento ao trabalho que estão realizando junto aos alunos”, afirmou.

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) são programas permanentes da Sociedade Brasileira de Física. A OBF acontece há 18 anos, vindo posteriormente a OBFEP, ambas com o objetivo de estimular nos estudantes o interesse pela ciência e, em particular, pela Física. De acordo com site da Sociedade Brasileira de Física, as duas olimpíadas tiveram cerca de 500 mil alunos participantes no País em 2016, incluindo desde o 8º ano do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio. Em Goiás, o evento é coordenado pela Universidade Federal de Goiás. A cerimônia de premiação dos estudantes das duas olimpíadas foi conjunta e conduzida pelo professor Renato Pessoa, do Instituto de Física da UFG.

Clique para acessar as imagens da premiação

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia