Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Bazar da Modelagem faz sucesso em comercialização e na proposta de moda sustentável
EJA

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 12h14 | Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2017, 11h25

As roupas e adereços arrecadados estão sendo vendidos a preços simbólicos durante todo o dia, nesta quinta-feira, no IFG Aparecida

Enzo Gabriel saiu exibindo tênis e camisa de basquete, que o pai Jonas Soares comprou pra ele no Bazar

Está sendo um sucesso o Bazar da Modelagem no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, nesta quinta-feira, 24 de agosto. As pessoas interessadas em adquirir roupas e acessórios novos e usados começaram a visitar as bancas e cabides de venda antes mesmo do horário marcado para o início da feira. O Bazar permanece aberto até as 21 horas, à entrada do Bloco B. A atividade é uma realização de alunos e professores do 2º período do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário (EJA), dando continuidade a outras ações já realizadas na disciplina Projeto Integrador II, com foco em moda e sustentabilidade.

Funcionária terceirizada do Câmpus, Lucilene Marques comprou saia, blusa, vestido e um par de sapatos, pagando R$ 19 por todos os itens. Ela considera que ficou muito barato: “Essa saia é de linho. Eu estou apaixonada por ela”, festejou Lucilene. Enzo Gabriel , de apenas 3 anos, esteve no IFG e saiu exibindo tênis e camisa de basquete que escolheu no Bazar e ganhou de presente do pai, Jonas Soares. As peças expostas no Bazar da Modelagem foram adquiridas em campanha de doação organizada pelas professoras Gláucia Rosalina Machado, Joana de Menezes Faria e Yane Ondina, coordenadora do curso de Modelagem do Vestuário. O dinheiro arrecadado será revertido em aquisição de alimentos para uma instituição de caridade definida por alunos do curso.

A disciplina Projeto Integrador II, ministrada pelas professoras Gláucia e Joana, tem o objetivo de aproximar o aluno do universo de trabalho do curso. O tema da Educação Socioambiental considera a sustentabilidade desde a escolha do material a ser utilizado na confecção, como o processo de produção, o consumo e o descarte. Com esta temática, foram realizadas este ano atividades como palestras e uma apresentação de peças criadas e confeccionadas pelos alunos. Estudantes dos demais cursos técnicos integrados ao Ensino Médio estão também trabalhando no Bazar como monitores, em atividades de organização de roupas e auxílio nas vendas. As visitas estão superando as expectativas das organizadoras.

A professora Gláucia Rosalina explica que o Bazar envolve dois aspectos importantes: o consumo consciente por meio da reutilização de roupas e a ação social. O trabalho final do projeto integrador consistirá na construção de práticas sustentáveis a partir do exercício da moda, com a pesquisa e elaboração de uma peça do vestuário que atenda aos requisitos da moda sustentável.

Imagens do Bazar da Modelagem

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia