Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG tem três alunos classificados para a etapa nacional do JIF
JIF

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 11h34 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2017, 10h04

Júlia Cirqueira, Suzana Chediak e Lucas Valadares vão representar o IFG Aparecida nas modalidades Atletismo e Basquete

Suzana, Lucas e Júlia, com a professora Marina Razzé e sua Maíra, que nasce em breve e já ganha o carinho dos atletas campeões

Três alunos do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG estão selecionados para a etapa nacional do JIF - Jogos dos Institutos Federais, que será realizada de 3 a 8 de outubro em Poços de Caldas – MG. Lucas Valadares e Suzana Chediak, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Edificações, e Júlia Cirqueira, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Química, vão representar o IFG Aparecida em disputas nas modalidades Basquete e Atletismo.

No Atletismo, Suzana Chediak vai disputar Corrida 100 metros rasos e Lançamento de Dardos e Júlia Cirqueira vai competir no Salto em Distância. Elas se destacaram com o primeiro lugar nas disputas dessas modalidades na Etapa Estadual em Goiânia e na Etapa Regional Centro-Oeste em Campo Grande – MS. A história de Lucas é diferente: ele participou em 2015 da equipe de Basquete pelo Câmpus Urutaí do IF Goiano, que chegou à etapa nacional do JIF naquele ano. Em 2017, brincando com a equipe de basquete do IFG, Lucas foi convidado para integrar o time. “Eles gostaram do meu jogo e me chamaram. Eu fiquei feliz demais”, conta.

Melhores do País

A meta agora é competir entre os melhores do País e os três estudantes estão bastante animados. Suzana já honrou o Câmpus Aparecida de Goiânia no JIF 2015, quando também chegou à etapa nacional em Arremesso de Peso e Arremesso de Dardo. Este ano, a estudante enfrenta uma rotina mais pesada nos estudos – por estar no último ano do Ensino Médio e fazendo estágio – e enfrenta uma inflamação no joelho que dificulta os treinos, mas a confiança em poder vencer está firme: “Quando eu fui pra pista competir (na Regional Centro-Oeste), eu estava bem desiludida, pensei que não tinha chance, até porque o nível é bem alto, mas eu acabei ganhando e fiquei muito feliz e surpresa. Na expectativa para o nacional, eu estou um pouco do mesmo jeito, porque ainda estou com a inflamação no joelho (...). Mas eu estou confiante e achando que talvez eu me surpreenda de novo, e isso é bom”, declara.

Júlia Cirqueira, que ingressou no IFG este ano e nunca tinha pensado em ser atleta, descobriu nas aulas de Educação Física, com a professora Marina Razzé, uma identidade sua com o Atletismo, apesar de já ter praticado outros esportes. “Significa muito pra mim estar no IF e ter essa oportunidade de ir para um campeonato fora do Estado, pra representar a minha cidade”, afirmou. Lucas Valadares também participou das etapas estadual e regional na modalidade Atletismo, mas o esporte de sua paixão acabou sendo o definidor do ingresso na etapa nacional: “Eu tinha que me misturar, não dou conta!”, revela, emocionado, ao comentar os momentos em que se juntou com os atletas do Basquete no JIF.

A professora Marina Kanthack Paccini Razzé, que integrou a comissão organizadora do JIF no IFG Aparecida de Goiânia e treinou a equipe de Atletismo, está na torcida com todo o Câmpus pela vitória de Júlia, Suzana e Lucas, que ela já considera serem merecedores de aplausos. Marina destaca o potencial dos estudantes, que não têm muita estrutura para treinamento no nível exigido em grandes competições, mas têm mostrado ótimo desempenho nos resultados.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia