Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professores compartilham conhecimentos nas áreas de Língua e Literatura em evento internacional
Língua e Literatura

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 12h42 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 13h03

Waléria Vaz e Kelio Santana participaram do Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, de 24 a 28 de outubro

O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG esteve representado na sexta edição do Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP). O evento, realizado de 24 a 28 de outubro na cidade de Santarém, em Portugal, contou com as presenças dos professores Waléria Batista da Silva Vaz Mendes e Kélio Junior Santana Borges. Alguns dos trabalhos apresentados tiveram a contribuição dos docentes Aleir Ferraz Tenório, Diego Leonardo Pereira Vaz e Thiago Cardoso Aguiar, do IFG, e da professora Paula Escudeiro, do Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Vários encontros e mesas-redondas integraram a programação geral do Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, do qual participaram professores, pesquisadores e estudantes de diversos países, envolvidos nas áreas de linguística, literatura, cultura, tradução e educação, além de profissionais de outras áreas que têm interesse na Língua Portuguesa.

A professora Waléria Vaz Mendes conta que os representantes do IFG puderam compartilhar estudos e trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Instituição nas áreas de Educação de Surdos e Literatura. Segundo ela, o evento foi uma oportunidade também para conhecer mais sobre todos os processos que envolvem os métodos e metodologias em Língua Portuguesa como L1 e L2 e em Literatura.

Trabalhos apresentados

Waléria apresentou aos participantes do VI SIMELP uma Comunicação sobre a criação do curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português no Instituto Federal de Goiás, elaborada em conjunto com os professores Aleir Tenório e Diego Leonardo. Outro trabalho apresentado por ela foi um Pôster sobre o Programa Virtual Sign, construído em parceria com os professores Thiago Aguiar (IFG) e Paula Escudeiro (IPP). O programa Virtual Sign faz tradução direta da língua de sinais para a língua portuguesa escrita e vice-versa.  A participação da professora Waléria Vaz Mendes no VI SIMELP foi ainda além: a convite da Comissão Organizadora do Simpósio, ela foi tradutora para Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa das apresentações feitas por professores surdos de Instituições de Ensino Superior de diferentes lugares do Brasil.

Dois trabalhos na área de Literatura foram apresentados pelo professor Kelio Junior Santana Borges. Ele avalia que o SIMELP contribui para a visibilidade da área e para o reconhecimento da Língua Portuguesa. “Além de os pesquisadores poderem apresentar seus trabalhos, eles têm a chance de encontrar outros estudiosos com outras visões, novas linhas de pesquisa e outras perspectivas teóricas. É um momento em que há trocas de conteúdo e, principalmente, há contatos a partir dos quais grandes parcerias podem ser feitas, engendrando projetos e obras que enriquecem nosso campo de estudo”, destacou o professor.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiãnia