Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Engenharia Civil atuam como intérpretes de Libras em vídeos musicais
Diversidade

Alunos de Engenharia Civil atuam como intérpretes de Libras em vídeos musicais

Publicado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2018, 11h09 | Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 09h29

A disciplina de Libras é optativa no curso de Engenharia e os alunos demonstraram envolvimento com a cultura da inclusão

Roniel Ribeiro Costa (parte direita inferior da imagem), estudante do curso de Engenharia Civil, fez a tradução em Libras da letra da música Alfa e Ômega, em vídeo da cantora Marine Friesen

Alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia mostraram o seu envolvimento com a inclusão social no encerramento da disciplina de Língua Brasileira de Sinais. Atuando como tradutores de letras de músicas do Português para a Libras, os futuros engenheiros gravaram vídeos que foram mostrados à turma e podem ser compartilhados em redes sociais.

A disciplina de Libras é optativa para o curso de Engenharia Civil e, no último semestre, contou com 23 alunos de diferentes períodos do curso. A professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, que ministra a disciplina, faz uma avaliação muito positiva do desenvolvimento dos alunos participantes, não apenas no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, mas por seu compromisso com a cultura da diversidade. “A cada semestre que ministro a disciplina fico impressionada com o envolvimento e dedicação dos futuros engenheiros. Eles percebem, inclusive, a possibilidade de terem em seus trabalhos a presença de um surdo e a importância de saber Libras”, afirma a professora.

O estudante Paulo Torres, por exemplo, que está no último ano do curso de Engenharia, aprovou a proposta do curso de Libras, tanto do ponto de vista da inclusão social como pelo ganho pessoal, por estar aprendendo um novo idioma e ter ampliado o contato com pessoas de diferentes áreas. Paulo gravou, com seu colega Augusto Sérgio, uma tradução da música “Singular”, da dupla Anavitória, e está determinado a continuar os estudos e aprofundar conhecimentos em Libras.

Kevin Sanches, que concluiu no semestre o segundo período do curso de Engenharia, traduziu a letra da música “Velha Infância”, de Marisa Monte, com dois colegas do curso. Ele conta que o trabalho proporcionou um aprendizado divertido e empolgante. Para Kevin, o curso de Libras foi uma experiência muito positiva. “Adorei a oportunidade de aprender sobre a língua, sobre a situação social dos surdos e contribuir para uma sociedade inclusiva”, relatou.

Conheça nos links abaixo alguns dos trabalhos produzidos pelos alunos de Engenharia Civil na disciplina Libras:

Alfa e Ômega

Singular