Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Tutores do curso de Pedagogia Bilíngue a Distância participam de treinamento no IFG Aparecida
Pedagogia EaD

Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 13h23 | Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 09h29

O treinamento é dado por professores do Instituto Nacional de Educação de Surdos

Tutores que participaram do primeiro encontro com professores do Instituto Nacional de Educação de Surdos

Tutores do curso de Pedagogia Bilíngue a Distância iniciaram nesta quinta-feira, 1º de março, o treinamento no pólo do IFG Aparecida de Goiânia, com professores do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Doze tutores do pólo estão se preparando para receber os primeiros alunos do curso, que tem início neste semestre.

O curso será desenvolvido por meio de ambiente virtual de aprendizagem e de atividades presenciais obrigatórias. Diego Leonardo Vaz, que é professor no curso presencial de Pedagogia Bilíngue do IFG, é um dos tutores do curso a distância. Ele está com expectativas muito positivas para os alunos e para o Instituto Federal de Goiás no curso a ser desenvolvido em parceria com o INES. Diego destaca a importância do curso, que ele acredita ter perspectivas de muito crescimento .

O tutor Newton Nogueira, servidor do IFG no Câmpus Anápolis, poderá transmitir sua trajetória educacional aos alunos do curso que se inicia. Formado em Letras Libras pelo Instituto Federal de Santa Catarina em um curso semi-presencial no pólo do IFG – Câmpus Goiânia, ele agora deseja contribuir com educação bilíngue, “para que a inclusão de fato aconteça”, conforme destacou.

A graduação em Pedagogia Bilíngue – Licenciatura, na Modalidade EaD, do Instituto Nacional de Educação de Surdos, está oferecendo 390 vagas em 12 pólos no País. Em Goiás, o IFG é a única instituição cooperada. Os novos alunos tiveram processo de seleção no início deste ano, utilizando a nota do Enem de 2015 a 2017.

O curso

O Curso de Pedagogia - Licenciatura do INES foi criado em 2006 com o objetivo formar professores e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue e intercultural, para atuar na área da docência (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) e na gestão escolar em espaços não formais. Em 2015, com o intuito de expandir o ensino superior público, gratuito e de qualidade voltado para a comunidade surda no Brasil, o Instituto passou a ofertar a mesma graduação na modalidade online semipresencial. A duração do curso é de 9 períodos ou 3.300 horas/aula.

Segundo o INES, um curso bilíngue não se restringe à presença de intérpretes e/ou tradutores para estudantes surdos/as, mas supõe uma postura político, social e identitária que consiga engendrar a pedagogia a partir do olhar das pessoas com surdez. Essa visão impacta em diferentes aspectos: currículo, métodos, avaliação, gestão e outras.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia