Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ano letivo tem início no IFG Aparecida com muita disposição dos calouros para os estudos
Recepção

Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 11h50 | Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 09h29

A recepção aos novos alunos se estende pelo decorrer da semana

Professores e gestores do IFG Aparecida com calouros dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Muita disposição para os estudos é a manifestação que se destaca nas declarações dos calouros no primeiro dia de aula no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. A recepção aos novos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e dos cursos superiores teve início nesta terça-feira, 6. “Eu estou querendo estudar muito”, afirmou o calouro do curso técnico integrado em Química, Iori Kaiser. A novata Deborah Rodrigues, que está ingressando no curso de Edificações, não fica atrás: “Eu quero me empenhar ao máximo para tirar notas boas”, afirmou.

Em encontro com os estudantes no início da manhã, a diretora-geral do Câmpus, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, deu boas-vindas e colocou seu gabinete à disposição de todos. A diretora apresentou professores e servidores presentes, os estudantes veteranos que integram o Grêmio Estudantil e a equipe gestora do câmpus, composta pelo chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Eduardo de Carvalho Rezende, o gerente administrativo, Divino Lopes Alvarenga, e também o atual e o futuro gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professores Carlos Rangel Neves Otto e José Renato Masson, respectivamente.

A recepção aos calouros está programada também no turno noturno, para estudantes do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Modelagem do Vestuário (EJA) e para os novos alunos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil e Licenciatura em Pedagogia e em Dança. As atividades para os dois turnos se estendem pelo decorrer da semana. Confira aqui a programação da Acolhida aos Alunos 2018-1.

História e transformação

A história do Instituto Federal de Goiás também foi abordada pela diretora Ana Lucia na primeira conversa com os alunos. Ela destacou a responsabilidade de todos para uma boa formação. O chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Eduardo de Carvalho Rezende, reiterou as boas-vindas aos estudantes e fez uma apresentação sobre como são desenvolvidas as aulas e sobre os horários programados para cada curso. Ele também fez recomendações sobre rotina de estudos para o melhor aproveitamento das aulas pelos novos estudantes.

As servidoras Iêda Vilela Machado, Vera Lucia de Freitas Lopes e Tcherena de Amorim Brasil, da Coordenação de Assistência Estudantil, falaram aos calouros sobre os benefícios a que têm direito no IFG e deram informações sobre o uso do restaurante e sobre assistência à saúde física e mental. Em seu primeiro dia de IFG, os calouros do Ensino Médio conheceram os departamentos da instituição. O presidente do Grêmio, Augusto Vilela, falou aos novos colegas da mudança positiva que o IFG proporcionou à sua vida.

Saúde Mental

Coincidindo com a data de início das aulas no IFG Aparecida de Goiânia, está sendo lançada pelo Departamento de Saúde do Câmpus / Coordenação de Assistência Estudantil, a campanha “Cuide da Sua Mente”.  Com o objetivo de desmistificar o tema da saúde mental, as servidoras do departamento estão provocando reflexões sobre assuntos como suicídio, ansiedade e depressão, por meio da divulgação semanal de pequenos cartazes nos murais do câmpus.

“As doenças psiquiátricas trazem impactos na saúde global do indivíduo, necessita de tratamento específico e não é sinônimo de loucora”, ressalta a médica Aline Bandeira de Melo. A Coordenação de Assistência Estudantil é integrada também pela psicólogoa Iêda Vilela, a Técnica de Enfermagem Andréa Rodrigues, a assistente social Vera Lucia de Freitas Lopes e a nutricionista Tcherena de Amorim Brasil. A campanha integra o projeto Pare e Leia, que vai abordar também outros temas relacionados à saúde no decorrer do ano.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia