Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Terceiro e último encontro do Mais EJA falou sobre a metáfora da mulher que tece a vida
EJA

Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 15h16 | Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 09h44

Professor Kélio Junior ilustrou sua fala com mitos, lendas e histórias que até hoje formam ideologias e comportamentos em nossa sociedade

Nesta quarta-feira, 28/03, aconteceu o último dos três encontros do projeto Mais EJA – Mesas de Ação e Integração de Saberes. O público, formado pelos alunos dos cursos de Panificação, Alimentos e Modelagem do Vestuário, todos da modalidade EJA do IFG Aparecida de Goiânia, pôde ouvir o professor Kélio Junior Santana Borges, docente deste câmpus, da área de língua portuguesa. O título dado ao encontro foi: Sobre a mulher e o tecer – o fio e a feminilidade.

Durante sua fala o professor Kelio descreveu o que ocorre em nossa sociedade com relação à representação imagética dos universos masculinos e femininos, ressaltando o fato de que culturalmente o homem sempre tentou impor-se às mulheres, inclusive nos elementos físicos que são elaborados pela humanidade, como as construções arquitetônicas, as simbologias ilustrativas, os mitos e contos passados de geração em geração.

Em contraponto, o palestrante contou sobre como a mulher se tornou, aos olhos do mundo, a tecelã da vida. Sobre como uma ocupação que promove uma espécie de confinamento, como é o caso da tecelagem e do ato de fiar, pode também se tornar forma de expressão. Kélio falando isso lembrava que no caso daquelas mulheres de outrora, ainda que oprimidas, elas contavam suas histórias por meio das ferramentas a que tinham acesso, que eram seus bordados e rendas.

E assim, trazendo à tona outro olhar sobre histórias antigas, sobre os mitos e contos de fadas, a exemplo de Belo Adormecida e Rapunzel, ou apresentando personagens da mitologia grega, como Aracne, Penélope e as Moiras, ou ainda, falando de personagens da contemporaneidade, como Marta Cuchia e Marina Colasanti, com seu conto “A Moça Tecelã”, o professor Kélio Junior demonstra como tudo isso vem sendo transmitido ao longo da história da humanidade, como ainda é uma discussão atual e como é necessário quebrar cotidianamente as barreiras de uma ambiguidade que é cultural, mas que a cada dia se mostra mais incompatível com o mundo em que vivemos.

O encerramento do encontro proporcionou mais uma vez a participação dos alunos, que debateram sobre as colocações do palestrante. O evento, organizado pelas professoras Josiane dos Santos Lima, coordenadora dos cursos de Panificação e de Alimento, e Yane Ondina, coordenadora do curso de Modelagem do Vestuário, tem o propósito de ser uma ação permanente, para proporcionar diálogos e reflexões sobre temas de relevância para a EJA.

Sobre a importância e a repercussão do Mais EJA, a professora Josiane dos Santos Lima, coordenadora dos cursos de Panificação e Alimentos falou: “Acredito que esta foi uma oportunidade para que nossos alunos se sentissem pertencentes a algo bacana e que marca um lugar de identidade. O evento foi um espaço para debate, reflexões e conversas que fazem parte da vida das pessoas que estão na educação de jovens e adultos. Foram conversas muito produtivoas sobre problemáticas que fazem parte da vida desse público. Eu faço um balanço positivo. Tivemos boa adesão e participação intensa nos momentos de debates..”

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia