Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Engenharia Civil participam de palestra sobre Sistemas de Impermeabilização
Engenharia Civil

Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 12h46 | Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 09h44

A palestra integra ciclos da disciplina Tópicos Especiais da Engenharia Civil, que vai discutir o tema também em visita técnica

Professores e alunos do curso de Engenharia Civil com o palestrante Abel Torreal

A discussão de temas de grande importância para a Engenharia Civil está sendo feita em ciclos da disciplina “Tópicos Especiais da Engenharia Civil”, ofertada aos alunos do 9º período do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, mas com algumas atividades abertas a estudantes de outros períodos. Ação nesse sentido foi a palestra “Sistemas de Impermeabilizações para Edificações”, realizada na quinta-feira, 29 de março, para alunos do 9º, 7º e 5º períodos do curso. O tema será abordado também em visita técnica a ser agendada com os estudantes.

A palestra “Sistemas de Impermeabilizações para Edificações” foi ministrada pelo tecnólogo em Planejamento e Construção de Edifícios Abel Torreal, da empresa Abel Torreal Soluções Técnicas. Ele falou aos futuros engenheiros sobre os tipos de produtos e tecnologias existentes para impermeabilização, ressaltando a importância de utilização desses sistemas nas construções. Foram abordados também aspectos como custo, o momento correto de se fazer a impermeabilização na construção e ainda as patologias decorrentes da falta de impermeabilização em determinada estrutura, como corrosão, degradação, manchas e outras.

A apresentação foi organizada pelo Núcleo de Pesquisa em Construção Civil (NUPECOCI) do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Para o vice-líder do Núcleo, professor Renato Araújo, explica que as manifestações patológicas oriundas da falta ou de falhas no sistema de impermeabilização causam transtornos e desvalorização do imóvel. “Por não ser uma questão aparente, o sistema de impermeabilização não recebe a devida importância por parte dos proprietários e em alguns casos até por parte dos profissionais da Engenharia Civil”, afirma o professor Renato. Segundo ele, o objetivo da palestra foi conscientizar os estudantes de Engenharia sobre a importância do assunto.

A disciplina “Tópicos Especiais da Engenharia Civil” é optativa e oferecida semestralmente. Outros temas a serem tratados neste semestre são Drenagem Urbana e Geotecnia.

Imagens da palestra

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia