Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Modelagem do Vestuário promove palestra e lança livros sobre moda e inclusão
INCLUSÃO

Modelagem do Vestuário promove palestra e lança livros sobre moda e inclusão

Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 19h30 | Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 09h56

Palestra e livros publicados em 2018 falam sobre a inclusão social por meio da moda.

Na próxima 3ª feira, 10/04, os professores e alunos do curso de Modelagem do Vestuário convidam toda a comunidade acadêmica do IFG Aparecida de Goiânia para um evento sobre Moda Inclusiva. O projeto, chamado Ser+Com Moda, contará com a palestra da professora Kênia Ribeiro de França, com o tema Estampas têxteis e a responsabilidade social no design de superfície, e com o lançamento de dois livros escritos pela professora Karol Testoni. Um deles chamado Moda Sensorial e o outro chamado A Invenção de Coco Chanel à luz de Man Ray.

Em sua palestra, a professora Kênia, que também é designer de moda, trará para o público de alunos e professores um trabalho que ela própria fez de estamparias para pessoas com baixa visão. Ela explicará os caminhos percorridos no trabalho de pesquisa e desenvolvimento desse produto, e sobre a importância de se pensar em estratégias de inclusão por meio da produção de moda e vestuário.

A professora Karol Testoni, por sua vez, que também é designer, formada na 2º turma de moda no Brasil, na Universidade Anhembi Morumbi, e mestre em Arte e Cultura Visual pela UFG, fará o lançamento de dois livros publicados neste ano. Um deles fundamentado nas perspectivas da cultura visual, a partir de imagens de Coco Chanel, capturadas pelas lentes do fotógrafo Man Ray, no ano de 1935, relacionando essas fotos aos movimentos da moda dos anos de 1920 e 1930 e pensando a partir de temas sobre construção do sujeito. A outra obra de Karol, chamada Moda Sensorial, estuda a relação das sensações humanas com a moda, analisando estratégias de atenção ao mercado e ao consumidor, em sua relação com peças de vestuário.

A moda inclusiva e sustentável tem sido tema recorrente das ações e projetos de pesquisa do curso de Modelagem do Vestuário, como no caso dos projetos integradores de 2017, em que os alunos do 5º e 7º período produziram peças de vestuário capazes de atender a demanda de pessoas com deficiências físicas ou mesmo fora dos padrões de mercado de consumo. As equipes de alunos apresentaram peças construídas especialmente para pessoas amputadas, mulheres que passaram pela mastectomia (retirada da mama), idosos, cadeirantes e pessoas acima do peso. Já a perspectiva da sustentabilidade foi trabalhada considerando o respeito ao meio ambiente desde a escolha da matéria-prima, passando pela produção até o consumo e descarte do produto. As equipes de alunos apresentaram modelos feitos com retalhos, guarda-chuvas encontrados no lixo e lençol.

Sobre este tipo de formação, a coordenadora do curso de Modelagem do Vestuário, professora Yane Ondina, explica: “É importante realçar a relevância deste tipo de projeto para o curso de Modelagem, educando e desenvolvendo características do indivíduo na convivência em grupo com temas significativos para formar o cidadão consciente de seus direitos e deveres na sociedade”.

Serviço:

Projeto Ser+Com Moda

Palestra: Estampas têxteis e a responsabilidade social no design de superfície – Ministrante: Kênia Ribeiro de França

Lançamento dos livros: “Moda Sensorial” e “A Invenção de Coco Chanel à luz de Man Ray” – escritora: Karol Testoni

Data e horário: 10/04/2018 – 3ª feira – 19h.

Local: Miniauditório B do IFG Aparecida de Goiânia (Av. Universtária Ver. Wagner da Silva Ferreira, Qd. 1, Lt. Área 1, Parque Itatiaia) – Tel.: 62 3507 5950 / 5967

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia