Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Brinquedoteca do curso de Pedagogia Bilíngue é inaugurada com crianças no IFG Aparecida
Pedagogia Bilíngue

Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 13h16 | Última atualização em Quarta, 27 de Junho de 2018, 16h05

O espaço bilíngue multidisciplinar será utilizado para aulas do curso de Pedagogia e para projetos com a comunidade externa

Filhos de alunos e servidores do IFG Aparecida foram protagonistas na inauguração da Brinquedoteca

Um espaço para o desenvolvimento de projetos e pesquisas que relacionam arte, brincadeiras e jogos à formação de professores para a educação infantil, a Brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG foi inaugurada na noite desta terça-feira, 26, no Câmpus Aparecida de Goiânia. O espaço equipado e decorado pensando nas crianças que iriam utilizá-lo ganhou vida com a presença delas, filhos de alunos e servidores do IFG Aparecida, que marcaram literalmente a inauguração das bonecas, carrinhos, livros, canetinhas e o que mais as atraíssem no momento, com direito a pipoca e refrigerante.

A professora Alciane Barbosa Macedo Pereira, integrante da Comissão Geral de Constituição da Brinquedoteca e do Laboratório de Ensino, explica que a inauguração representa a finalização do projeto integrador realizado no atual semestre, junto à turma do 5º Período do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, e representa também o início dos trabalhos junto à comunidade externa ao Câmpus e ao público que pode ser atendido com projetos do curso na área do ensino, pesquisa e extensão.

Todos os alunos do 5º período do curso de Pedagogia Bilíngue atuam como monitores da Brinquedoteca e vão se revezar nos trabalhos sempre que o espaço for utilizado para o desenvolvimento de algum projeto . “Nós temos muitas atividades com crianças, com as mães, em projetos que envolvem a educação infantil”, explicou a estudante Marta Maria da Silva, que trabalhou na inauguração preenchendo os crachás das crianças que adentravam o espaço. Os demais monitores se envolveram com a arte de contar histórias, acompanhamento de brincadeiras e outras funções.

A diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, exalta a iniciativa de servidores e alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e a parceria feita com os cursos técnicos integrados em Modelagem do Vestuário e Edificações para implantação da Brinquedoteca. O momento foi prestigiado pela coordenadora Acadêmica do IFG Aparecida, professora Pammila Japiassú, que elogiou a organização do espaço e o quanto ele estava possibilitando o envolvimento das crianças. A professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes destacou que a Brinquedoteca “representa a possibilidade de unir prática e teoria aos estudantes do curso, o que é muito enriquecedor”, afirmou.

Homenagem

Apoiadora do projeto de criação da Brinquedoteca, A professora Kethullin Rezende conduziu diversas brincadeiras com as crianças na inauguração e anunciou uma homenagem preparada pelas alunas do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário – EJA à colega Irene Cândida de Oliveira, que é estagiária na Brinquedoteca. Leia aqui sobre a homenagem.

Para a professora Alciane Macedo, a homenagem é muito justa, em função de sua grande colaboração para implantação da Brinquedoteca. “A Dona Irene é um exemplo para os alunos do Curso de Modelagem. É alguém que, com suas mãos habilidosas e seu jeito discreto, nos ajudou muito com suas criações e no atendimento às demandas solicitadas. Tudo o que temos em tecido na Brinquedoteca foi ela quem projetou e fez, sob orientação da professora Yane”, explica Alciane.

Laboratório de Ensino

A Comissão de Constituição da Brinquedoteca e do Laboratório de Ensino é composta pelas professoras Alciane Barbosa Macedo Pereira, Flávia Almeida Pinheiro, Aleir Ferraz Tenório, Yane Ondina de Almeida, Joana Cristina Neves de Menezes Faria e Rosinete Fernandes Bandeira. A equipe está finalizando os preparativos para inauguração do Laboratório de Ensino, que será no dia 6 de julho, sob coordenação das professoras Flávia e Joana. O espaço será utilizado principalmente para a preparação de material didático e aulas práticas relacionadas à disciplina “Fundamentos e Metodologia de Ensino” em várias áreas.

Na inauguração do Laboratório de Ensino, serão apresentados materiais didáticos produzidos  por alunos do curso de Pedagogia para a educação de crianças surdas e ouvintes. A Brinquedoteca e o Laboratório de Ensino se constituirão em um espaço bilíngue e interdisciplinar, tanto para as aulas do curso de Pedagogia como para uso pela comunidade interna e externa ao IFG.

Imagens da inauguração

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia