Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluna de Modelagem do Vestuário é homenageada na inauguração da Brinquedoteca da Pedagogia Bilíngue
Homenagem

Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 13h35 | Última atualização em Quinta, 28 de Junho de 2018, 12h20

Irene Cândida de Oliveira tem 68 anos, é estagiária da Brinquedoteca e confeccionou todos os brinquedos e objetos feitos em tecido

Irene Cândida com uma das bonecas confeccionadas por ela para a Brinquedoteca

Bonecas de pano, torre de castelo em tecido, fantoches, tapetes e almofadas, que já começaram a preencher e estimular as fantasias dos pequenos grandes visitantes da Brinquedoteca  do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG, foram planejados e confeccionados por Irene Cândida de Oliveira, aluna do 4º período do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Modelagem do Vestuário, que é oferecido na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Câmpus Aparecida de Goiânia. Irene tem 68 anos e é estagiária da Brinquedoteca desde abril . Ela recebeu, na inauguração da Brinquedoteca na noite desta terça-feira, 26, uma homenagem de colegas de turma e de professores.

Irene é viúva, tem três filhos, nove netos e dois bisnetos. Ela ingressou no curso Técnico de Modelagem do Vestuário em 2016, com a decisão de “dar uma virada na vida” voltando a estudar. E conseguiu: “Eu estou aprendendo o que eu não sabia”, explica. Irene aprende e também ensina. Ela conta que nunca havia confeccionado bonecas e fantoches, mas quando iniciou o estágio na Brinquedoteca da Pedagogia Bilíngue e foi se inteirando do que o espaço precisava, começou a ter ideias. “Eu fui criando e deu certo. É muito bom estar participando, porque é um conhecimento a mais e uma nova ideia de trabalho”, afirma.

Afeto

A homenagem a Dona Irene foi uma demonstração pública de afeto feita por suas colegas de turma. Maria Alice de Abreu Cardoso falou do empenho de Irene, que não mede esforços para fazer o curso com brilhantismo em cada atividade. “Ela é a melhor aluna do curso”, completou Núria das Neves Santos. “Ela é uma pessoa batalhadora e fonte de inspiração para nós”, afirmou Elizete Costa Martins, que não pôde estar presente, mas foi uma das organizadoras do agraciamento à amiga, de quem ela se orgulha pela confecção dos materiais para a Brinquedoteca da Pedagogia Bilíngue.

A professora Kethullin Rezende, do curso de Pedagogia, conduzia a inauguração da Brinquedoteca com as crianças e apresentou a elas quem tinha produzido parte dos brinquedos que faziam a alegria daquela noite. “E a Dona Irene também colocou as mãos pintadas naquela parede que vocês viram”, explicou Kethullin à garotada.

Trabalho de valor

A diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, elogia a iniciativa de servidores e alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e a parceria feita com o curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, para implantação da Brinquedoteca. Para Ana Lucia, a homenagem a Dona Irene é merecida, ressaltando que é uma aluna muito assídua, comprometida com o curso e realizou um trabalho de grande valor para o IFG.

A professora Alciane Barbosa Macedo Pereira, integrante da Comissão Geral de Constituição da Brinquedoteca e do Laboratório de Ensino, considera que a homenagem é muito justa, em função da grande colaboração de Irene para implantação da Brinquedoteca. “A Dona Irene é um exemplo para os alunos do Curso de Modelagem. É alguém que, com suas mãos habilidosas e seu jeito discreto, nos ajudou muito com suas criações e no atendimento às demandas solicitadas. Tudo o que temos em tecido na Brinquedoteca foi ela quem projetou e fez, sob orientação da professora Yane”, explica a professora Alciane. E Dona Irene mostra disposição e revela que seu trabalho na Brinquedoteca não se concluiu com a inauguração: “Ainda não acabou. Tem mais coisas pra fazer”, anuncia.

Imagens da homenagem

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia