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Planejamento

Reunião de Planejamento Acadêmico marca início do semestre letivo no IFG Aparecida de Goiânia

Publicado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 12h45 | Última atualização em Quinta, 09 de Agosto de 2018, 10h44

O encontro contou com palestras de doutores em Educação e de informes para ações docentes e administrativas no semestre

Professora Aleir Ferraz Tenório (esquerda) e os palestrantes e professores Ana Beatriz Machado de Freitas e Carlos Cardoso Silva, em mesa-redonda da Reunião de Planejamento Acadêmico do IFG Aparecida de Goiânia
Professora Aleir Ferraz Tenório (esquerda) e os palestrantes e professores Ana Beatriz Machado de Freitas e Carlos Cardoso Silva, em mesa-redonda da Reunião de Planejamento Acadêmico do IFG Aparecida de Goiânia

Para dar início ao semestre letivo no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, cujas aulas têm início nesta quarta-feira, 8, professores e servidores técnico-administrativos do Departamento Acadêmico e da Coordenação de Assistência Estudantil participaram na manhã de hoje, 7 de agosto, da Reunião de Planejamento Acadêmico. Além de informes para alinhavar ações envolvendo disciplinas, planos e projetos de ensino, monitorias, visitas técnicas e outros assuntos, os participantes puderam assistir a duas palestras com doutores em Educação com temas que versaram sobre a relação professor-aluno.

Os palestrantes Ana Beatriz Machado de Freitas e Carlos Cardoso Silva (veja minicurrículos abaixo), proferiam, respectivamente, as palestras “Acessibilidade como princípio formativo na área docente” e “O ato de planejar e suas implicações na ação docente: ensinar, avaliar e a relação professor-aluno”. As apresentações foram mediadas pela coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG, professora Aleir Ferraz Tenório, e congregaram-se na ideia de que a educação precisa atender às especificidades dos alunos sem ser segmentária, mas sim flexível.

“Nós aprendemos a partir de onde estamos referenciados, por isso o saber de cada um é diferente”, afirmou o professor Carlos Cardoso Silva. Ele destacou que a educação vai além da escolarização e que o planejamento deve partir de ações e ser flexível para atender alunos diferentes, tanto no aspecto etário como no social ou nas formas peculiares de aprendizado.

Ao discorrer sobre educação inclusiva, a professora Ana Beatriz de Freitas alertou que a inclusão não se refere apenas a pessoas que tenham algum tipo de deficiência: “Educação inclusiva é a que inclui todos em suas especificidades no contexto formativo”. Ana Beatriz afirmou que a primeira reflexão a ser feita pelo professor é a de tornar-se acessível. Ela comentou que acessibilidade é romper barreiras e que é preciso reconhecer a existência da barreira da comunicação, que dificulta o aprendizado. “Há situações em que, na relação professor-aluno, a linguagem não é acessível. Há casos de alunos que não sabem formular uma pergunta para redimir uma dúvida”, exemplificou.

 

Ações para o semestre

A Reunião de Planejamento Acadêmico para o semestre 2018/2 foi aberta pelo chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Eduardo de Carvalho Rezende. Ele informou que outros encontros estão marcados para os dias 10 e 24 de agosto, para continuidade das discussões. A coordenadora Acadêmica, professora Pammila Rodrigues Japiassú Correa, apresentou o cronograma com datas e prazos das ações de maior importância no planejamento do semestre. A servidora Raíssa Regis destacou aos professores as recomendações de ordem administrativa que envolvem frequência de alunos, provas, notas e reservas de salas e laboratórios.

A diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, informou que serão feitas, nos meses de setembro e outubro, novas plenárias do Plano de Desenvolvimento Institucional, realizado no mês de junho. A diretora comunicou que uma das plenárias será feita no IFG Aparecida. Ela levou também aos professores informações sobre ações importantes previstas para o semestre, como o projeto de eficiência energética, o reconhecimento do curso de Licenciatura em Dança e os Jogos Internos dos Institutos Federais (JIF), entre outras. Estava também presente à reunião, o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor José Renato Masson, que falou da programação do V Seminário de Iniciação Científica, a ser realizado nos dias 11 e 12 de setembro.

 

Os palestrantes

Ana Beatriz Machado de Freitas - Doutora em Educação pela PUC Goiás e mestre em Psicologia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Psicopedagogia. Atuou como professora de cursos de graduação e especialização, coordenadora de programa de extensão e psicopedagoga em instituições voltadas ao atendimento a pessoas com deficiência múltipla em equipe multiprofissional de saúde e educação. Professora do IFG - Câmpus Goiânia Oeste. Principais temas de pesquisa e atuação: educação especial e inclusiva, autismo, linguagem e desenvolvimento humano.

Carlos Cardoso Silva - Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009), Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001), Especialização Latu Senso em Gestão da Escola Pública pela Universidade Federal de Goiás (1995), Especialização Latu Senso em Administração Escolar pelas Faculdades Integradas de São Gonçalo (1991), graduação em Psicologia Pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015) e graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1990). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas: formação de professores (Didática e Estágio Supervisionado), Fundamentos da Educação, escola e ensino superior em cursos de Especialização.

 

Imagens da reunião

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

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