Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra sobre bullying promove reflexão com estudantes de ensino médio no IFG Aparecida
PALESTRA

Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 12h40 | Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 13h23

A apresentação foi feita pelo professor Murilo Wascheck, do Câmpus Goiânia

Professor Murilo Wascheck, do Câmpus Goiânia, durante palestra a estudantes do Câmpus Aparecida de Goiânia

Para esclarecer conceitos e práticas sobre bullying a alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, foi realizada uma palestra na quarta-feira, 29 de agosto, no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. A apresentação foi conduzida pelo professor Murilo Wascheck, que ministra a disciplina de Educação Física no Câmpus Goiânia e foi convidado pela Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente do IFG Aparecida, que organizou o evento.

O professor Murilo discorreu sobre questões sociais contemporâneas, características do jovem nascido no século XXI e formas de identificar e de enfrentar o bullying. "Eu me sinto realizado como professor e pesquisador, tendo espaços como esse para esclarecer e desmistificar um assunto tão difícil como o bullying. O pessoal do Apoio Pedagógico, os professores e especialmente os alunos foram muito receptivos e participativos. Posso dizer que que atingimos o objetivo de esclarecer para emancipar", afirmou.

A palestra integra trabalho que a Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente está realizando sobre bullying e que é embasado especialmente na dissertação de mestrado do professor Murilo, intitulada “Cultura, Preconceito e Indivíduo: Análise Crítica do Bullying Escolar”. A coordenadora, Maria Etevalda Batista da Silva, informa que primeiramente foi realizada uma pesquisa com todos os alunos dos cursos técnicos, com perguntas para subsidiaram a atividade. “Tivemos três momentos distintos, um para cada série. Os alunos foram apresentados às concepções da sociedade atual sobre juventude e o impacto dessas concepções no cotidiano. Puderam compreender com clareza o conceito de bullying, de modo a identificar sua prática e se tornarem capazes de denunciar ou intervir”, explica a pedagoga.

Os alunos foram convidados a refletir sobre os dados da pesquisa, o que se consolidou com a palestra. “Durante a palestra, eu me descobri agressora em alguns momentos”, manifesta a estudante Julia Cerqueira. Ela considera que o professor Murilo a possibilitou compreender o assunto de uma forma mais completa. O estudante Igor Rodrigues Chaves concorda que o momento foi de reflexão, que fez com que cada um se colocasse no lugar do outro e tivesse a possibilidade de mudar suas atitudes. O momento contou com as presenças da psicóloga Ieda Vilela Machado e da assistente social Vera Lucia de Freitas Lopes, da Coordenação de Assistência Estudantil do Câmpus Aparecida de Goiânia.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia