Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comissão Local do Observatório do Mundo do Trabalho lança consulta pública à comunidade formosense e região
Desenvolvimento Institucional

Publicado: Terça, 08 de Junho de 2021, 21h00 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 18h42

População pode sugerir novos cursos e contribuir no direcionamento do Câmpus Formosa do IFG

Em prol da melhoria da oferta de cursos do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), a Comissão Local do Observatório do Mundo do Trabalho, responsável por realizar estudos sobre o mundo do trabalho – a Educação Profissional, Científica e Tecnológica – está promovendo uma consulta pública com todos os cidadãos formosenses e da região, com a finalidade de obter dados que contribuirão para o direcionamento da atuação do IFG na localidade.

O Observatório vê com bons olhos a participação da comunidade. Assim, são muito bem-vindas as contribuições de todos os cidadãos: da comunidade do IFG, das associações de moradores, comércio local, indústrias, escolas, órgãos públicos e dos demais setores da sociedade.

O levantamento realizado tem o objetivo de conhecer a opinião dos locais sobre os cursos que estão sendo ofertados e receber sugestões sobre a implantação de novos cursos. No formulário constam perguntas em relação à oferta de cursos de formação continuada, de nível médio e superior. Além disso, também são feitos questionamentos relativos à atuação do IFG, abordando os aspectos de qualidade, reconhecimento, influência, impacto, produção de tecnologias e divulgação.

A implantação de um curso exige um grande movimento interno e arranjo da estrutura da instituição. O servidor Rodrigo dos Santos Fernandes de Sousa, um dos membros da Comissão Local, explica que se for decidido por instalar um curso que esteja fora dos eixos já ofertados pelo câmpus, será necessário contratar outros profissionais e adquirir novos espaços físicos, o que pode torná-lo inviável. Daí a importância dos trabalhos do Observatório. “Esse formulário busca ouvir toda a comunidade para entender o interesse dela e, assim, em algum momento, melhorar a oferta de cursos de acordo com essa demanda”, explica Rodrigo.

A consulta pública ajudará na construção destes apontamentos, entretanto, conforme salienta o servidor, as sugestões não são determinantes, mas salutares para compreender as demandas sociais da comunidade de Formosa e região. “O resultado deste formulário não é garantia de que tal curso vá passar a existir no câmpus, até por conta deste cenário de redução de orçamento que a gente vive hoje, em que é muito difícil implementar uma mudança, novos cursos”, disse ele.

Observatório do Mundo do Trabalho

O Observatório Nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Núcleo Centro-Oeste foi criado em 2007 para subsidiar a elaboração de políticas públicas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e o planejamento e inserção regional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do IFG. Ele é responsável por articular, integrar e realizar os estudos ligados à educação profissional. Para a realização dos estudos, levam-se em conta as características da localidade e da região em que o IFG está implantado.

No Relatório de Estudo/Pesquisa Natural, Social, Econômica e Educacional do Município de Formosa e da Região de Influência, elaborado pelo Observatório, em 2009, com vistas à implantação do Câmpus Formosa, foram indicados cursos nas áreas de Ambiente, Saúde e Segurança; Informação e Comunicação; Produção Cultural e Design; Infraestrutura e Hospitalidade e Lazer, de acordo com as características da região. O formulário ficará aberto à participação da população até o fim de 2021.

Acesse o formulário e dê a sua contribuição!

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa