Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para projeto de ensino sobre sensoriamento remoto
ensino

Inscrições abertas para projeto de ensino sobre sensoriamento remoto

Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 16h34 | Última atualização em Segunda, 26 de Julho de 2021, 13h23

O curso oferta 30 vagas, 15 delas reservadas para os estudantes de Bacharelado em Engenharia Civil do Câmpus Formosa

Estão abertas as inscrições para o projeto de ensino “Sensoriamento Remoto: Processo de aquisição e análises de imagens digitais aplicadas a engenharia e meio ambiente”, proposto pelo professor João Batista Tavares Júnior. As inscrições abriram hoje e podem ser feitas até 5 de julho, preenchendo o formulário no link https://forms.gle/CnvWUaZmR8Bpprax5 .

O projeto de ensino tem o objetivo de trabalhar o conhecimento sobre os princípios e fundamentos de sensoriamento remoto, aplicações, produtos e métodos de interpretação visual dos dados. Para isso, os alunos farão o estudo dos princípios, conceitos básicos, tipos de plataformas e sistema de sensores, correção atmosférica de imagens de satélites, entre outros.

O sensoriamento remoto permite conhecer os objetos da superfície e suas características utilizando a radiação eletromagnética (REM), sem a necessidade de manter o contato com eles. Cor, forma, textura e padrões são algumas informações obtidas com o mapeamento do objeto e podem ser empregadas, por exemplo, para confeccionar mapas, monitorar o ambiente, identificar e localizar determinados objetos na superfície e  avaliar variações temporais e sazonais da vegetação.

De acordo com o professor, é importante “conhecer as propriedades espectrais dos objetos e compreender o princípio de aquisição e formação das imagens e as correções necessárias para cada tipo de aplicação”. Por ser multidisciplinar, o sensoriamento remoto pode ser utilizado por profissionais de áreas distintas, como da engenharia civil e ciências biológicas.

As aulas do curso terão início em 8 de julho, ocorrerão às quintas-feiras e com duração de uma hora – das 15h30 às 16h30. Os encontros serão virtuais, com atividades síncronas e assíncronas. Será fornecido certificado àqueles que obtiverem média maior ou igual a 70% nas atividades avaliativas e 75% de frequência nas atividades síncronas.

Faça aqui sua inscrição.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa