Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CPA do Câmpus Formosa divulga Relatório de Autoavaliação Institucional 2020
institucional

CPA do Câmpus Formosa divulga Relatório de Autoavaliação Institucional 2020

Publicado: Quarta, 17 de Novembro de 2021, 18h26 | Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 09h16

O documento apresenta resultados de pesquisa realizada com professores, técnicos administrativos e estudantes do Câmpus

Documento destaca as políticas acadêmicas

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Câmpus Formosa publicou, neste mês de novembro, o Relatório de Autoavaliação Institucional referente ao ano de 2020. A comunidade pode acessar o Relatório no link https://www.ifg.edu.br/attachments/article/1007/FORMOSA_CPA2020.pdf . O documento é uma importante ferramenta para a tomada de decisões pelo Câmpus, pois, além de produzir conhecimento, identifica causas de problemas ou deficiências e sugere soluções, permitindo a evolução da Instituição.

O trabalho foi desenvolvido pelos professores Murilo Teles Domingues e Bruno Abner, técnicos administrativos Rodrigo Santos Fernandes de Sousa e Marcos Gomes Araújo; e pelas estudantes Kerollyn Ribeiro Fernandes e Thalía Gabrielle Ferreira de Jesus. A CPA Local elaborou o documento em pouco mais de dois meses, após a designação dos atuais membros, por meio da publicação da Portaria nº 1328, de 20 de agosto de 2021.

A pesquisa

Para a obtenção dos dados da análise, foram aplicados questionários avaliativos para professores, técnicos e alunos, entre 2 e 21 de fevereiro deste ano, e também utilizados dados fornecidos por pró-reitorias e outros departamentos. O estudo é realizado observando cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional (Eixo 1), Desenvolvimento Institucional (Eixo 2), Políticas Acadêmicas (Eixo 3), Políticas de Gestão (Eixo 4) e Infraestrutura Física (Eixo 5).  Cada eixo é dividido em dimensões, que são classificadas em “Manter”, “Desenvolver”, “Melhorar” e “Sanar”. “Manter” e “Desenvolver” são avaliações positivas, e as outras duas apontam que o IFG deve melhorar a atuação.

Resultados

Dentre todos os resultados obtidos com as respostas dos participantes aos questionários aplicados, alguns merecem destaque. A comunidade acadêmica reconhece o papel social do IFG (86,8%), as medidas de sustentabilidade ambiental adotadas (71,7%) e o respeito e valorização da diversidade praticados pelo Câmpus Formosa (82,5%).

A comunidade também avalia positivamente o trabalho que é realizado quanto ao incentivo à promoção de ações de desenvolvimento científico e tecnológico (75,4%), à atuação do IFG para promoção da permanência e êxito dos estudantes (73,7%) e o atendimento à comunidade acadêmica prestado pelos diferentes setores da Instituição (82,5%). Entretanto, indica que deve haver melhorias no conhecimento ou participação em projetos de pesquisa.

Em relação à comunicação com a sociedade, a maioria dos segmentos destaca de forma positiva a comunicação realizada com a comunidade interna, a praticada por meio do site e redes sociais, e o acesso à informação e ao conteúdo do site do IFG, porém reforça a necessidade de melhoria da divulgação do IFG pela mídia externa.

As políticas acadêmicas do Instituto são aprovadas pela grande maioria dos entrevistados. São bem avaliadas as atuações da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD) e da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), com seus benefícios oferecidos aos estudantes, a política de seleção para o ingresso aos cursos do IFG e o Sistema Q-Acadêmico.

Junto com os resultados, a CPA apresentou aproximadamente 20 sugestões de melhorias para todos os eixos analisados, prestando apoio à tomada de decisões pela gestão administrativa e gestão acadêmica.

O Relatório de Autoavaliação da CPA é um dos quesitos que compõem os conceitos que são atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na avaliação dos cursos do ensino superior.

Dia 8 de novembro a Comissão Central e as locais se reuniram virtualmente e agora, a CPA Local trabalha nos questionários da Autoavaliação Institucional de 2021. “As pesquisas têm previsão de início dia 6 de dezembro e vão até 19 de dezembro, compreendendo 14 dias para a resposta de todos os setores”, declarou o coordenador da Comissão Local, professor Murilo Teles Domingues. O Relatório é elaborado em etapas e a primeira delas está prevista para ser entregue em 30 de abril de 2022.

Conheça aqui todos os resultados do Relatório de Autoavaliação Institucional 2020 do Câmpus Formosa.

Acesse aqui para saber mais sobre a CPA Local.

Setor de Comunicação Social / Câmpus Formosa