Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas até amanhã para supervisor do Pibid nas escolas da rede pública
Seleção

Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 18h19 | Última atualização em Sexta, 07 de Janeiro de 2022, 18h57

Coordenação de Ciências Biológicas fará hoje,14, apresentação do edital às 20 horas, para esclarecer dúvidas dos interessados

A Chefia de Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) do Câmpus Formosa publicou hoje edital para seleção de professores de escolas públicas da educação básica interessados em atuar como bolsista supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Goiás (IFG).

O docente selecionado será responsável por planejar, acompanhar e supervisionar a atuação dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas na escola, em parceria com o coordenador de Área do Núcleo de Ciências Biológicas do Câmpus Formosa, professor Marcos Augusto Schliewe. O professor receberá bolsa mensal no valor de R$765,00. O pagamento da bolsa será realizado obedecendo ao cronograma do Edital nº2/2020, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A atuação do professor será até o final do programa, em março de 2022.

Requisitos

Para ser o professor supervisor do Pibid-IFG é necessário, dentre outras coisas, possuir licenciatura na área do subprojeto (Ciências Biológicas); ter, no mínimo, dois anos de magistério na educação básica; atuar em sala de aula da escola na qual fará a supervisão sendo docente de disciplina da área; dispor de tempo para realizar plenamente as atividades intrínsecas à função de supervisor; não acumular outras modalidades de bolsas recebidas de instituição pública; ter cadastro do currículo na Plataforma Capes de educação básica.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas nos dias 14 e 15 de dezembro, enviando a documentação exigida, em arquivo individual em formato PDF, para o email marcos.schliewe@ifg.edu.br. Os documentos exigidos são: Termo de Compromisso devidamente assinado; Declaração de não recebimento de bolsa e disponibilidade de horas para dedicação ao Programa; comprovante de endereço atualizado; comprovante de atuação docente em escola parceira habilitada na Plataforma da Educação Básica, indicando o(s) turno(s) de atuação e Ficha de Avaliação-Redação (Anexo V do Edital).

Além desses, os interessados ainda devem enviar cópia: do RG e CPF; do título de eleitor e comprovantes de votação na última eleição; do diploma de licenciatura plena na área de Ciências Biológicas; do currículo atualizado cadastrado na Plataforma da Educação Básica, com a data de aceite do termo de adesão à plataforma.

Para selecionar o supervisor, além da conferência da documentação, será feita uma entrevista virtual, via Google Meet, no dia 16 de dezembro, com os candidatos. O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 17 deste mês.

ETAPA

Lançamento do edital

14/12/21

Período de inscrição

14 e 15/12/21

Período de entrevista virtual – Via Google Meet

16/12/21

Encaminhamento do resultado da seleção para a Coordenação Institucional do Pibid

17/12/21

Divulgação dos resultados preliminares

17/12/21

Período para recurso

18/12/21

Divulgação do resultado final

19/12/21

Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência tem o objetivo de fomentar a iniciação à docência dos estudantes de licenciatura das instituições públicas ou privadas.

As atividades de formação previstas no Pibid devem contemplar o estudo do contexto educacional; o desenvolvimento de ações nos diferentes espaços escolares e em outros espaços formativos; a participação nas atividades de planejamento e no projeto pedagógico da escola; o desenvolvimento, testagem, execução e avaliação de estratégias didático-pedagógicas e instrumentos educacionais; a sistematização e registro das atividades realizadas no âmbito do subprojeto, entre outras.

Acesse aqui o Edital Complementar nº8/2021/DAA do Câmpus Formosa.

Acesse aqui os anexos do edital.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa