Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Gerência de Administração faz mapeamento da produção de agricultores familiares da região
PNAE

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 21h50 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 19h51

O levantamento será utilizado na captura de informações, como tipo de alimentos e preços de mercado, para elaboração de chamada pública a fim de selecionar fornecedor de alimentos pelo PNAE 2022

Gerente de Administração e nutricionista apresentam Câmpus Formosa para os produtores rurais

A Gerência de Administração (GA) do Câmpus Formosa realizou, na manhã da última quinta-feira, no Teatro Guaiá, uma reunião com agricultores familiares da região de Formosa e cidades vizinhas, a fim de repassar informações para participação em edital de fornecimento de alimentos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal.

O mapeamento é importante para atender os critérios do edital e das normativas, que determinam que a seleção valorize a produção local dos agricultores familiares. Além disso, também deseja garantir a vantajosidade da contratação por preços justos do mercado atual e estreitar os laços com a comunidade de agricultores familiares locais para parcerias em projetos institucionais futuros.

A reunião contou com a participação de cerca de dez agricultores da região e com representante da Prefeitura Municipal de Formosa. Conforme a gerente de Administração, Francione Neris de Sousa, “um dos objetivos é conhecer a produção dos agricultores para o planejamento do edital e posterior fornecimento de cestas de alimentos aos estudantes pelo PNAE 2022”.

A defesa da riqueza da cultura alimentar regional também está presente na ação. “Aqui há uma cultura riquíssima de alimentos. É importante a gente não perder isso, e é isso o que a gente quer passar para a nossa comunidade, nossos alunos, a importância dos alimentos da agricultura familiar”, salientou a nutricionista do Câmpus Formosa, Camila Eliza Fernandes Pazzini.

Anualmente, os estudantes do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebem cestas compostas por verduras, legumes, grãos, frutas e outros artigos, devido ao Programa. A oferta de alimentos pelo PNAE para o Câmpus teve início em 2020, com agricultores do Projeto Assentamento Reforma Agrária. No ano seguinte, os fornecedores foram da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares Assentados de Brasília (COOPABRA).

Francione afirmou que há pretensão de “fazer um momento formativo” com a comunidade. Segundo ela, “um destes momentos formativos são oficinas ou workshops dentro de um evento que é tradicional aqui”, declarou. “A ideia é trazer os agricultores para ter contatos com os alunos aqui no Câmpus e que a comunidade externa também conheça o trabalho deles”, completou ela.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa