Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Disponibilizados formulários do Plano Local de Extensão para colheita de respostas das comunidades acadêmica e externa
Extensão

Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2022, 18h29 | Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 09h01

Consulta a servidores, estudantes e público externo colherá sugestões para cursos, eventos e projetos para a comunidade

Comunidades interna e externa já podem participar da consulta

Está em andamento o processo de elaboração do Plano Local de Extensão do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). O Comitê Local de Extensão está aplicando três formulários destinados a públicos distintos: estudantes e servidores do Câmpus Formosa e comunidade externa. Na tarde de hoje, o Comitê esteve reunido para traçar estratégias para a aplicação dos formulários e também dialogar sobre a primeira Mostra de Extensão do Câmpus, que acontecerá em 1º de setembro.

O objetivo da aplicação dos questionários é conhecer as demandas da comunidade para fazer um diagnóstico, construir diretrizes e elaborar um plano de oferta de ações de extensão no Câmpus Formosa para o período de 2022 a 2024.

Segundo o Comitê, os formulários já estão abertos para respostas, mas haverá momentos de reforço da aplicação. Um deles será durante a Mostra de Extensão, que contará com a ajuda de aplicadores e QR-code, para que os visitantes acessem os documentos no ato. Os outros dois momentos serão posteriores ao evento, na Praça da Feira e no Câmpus Formosa.

Plano Local de Extensão

O Plano de Extensão é previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 do IFG. O documento deve ser construído em consonância com a política institucional de extensão e com diversos outros documentos, dentre eles o Plano Nacional de Educação 2014-2024, o Marco de Referência da Educação Popular para Políticas Públicas e a Lei Nº 11.892/2008.

O Plano é condição para o Câmpus participar da articulação institucional no campo da extensão e ter acesso a recursos para a realização de ações. Para ser elaborado, o Comitê deve realizar um mapeamento e identificação das demandas elencadas pela comunidade; um diagnóstico da situação populacional com os perfis social e do mundo do trabalho, histórico e caracterização das demandas; e abertura para parcerias.

É fundamental que sejam apresentadas, no mínimo, duas ações que contemplem algumas áreas temáticas essenciais, a exemplo da geração de trabalho e renda, formação inicial e continuada de trabalhadores, educação ambiental, meio ambiente e sustentabilidade, e tecnologia e inovação voltadas para comunidades de baixa renda. Após a indentificação das demandas propostas pela comunidade, o Comitê fará uma avaliação, verificando a possibilidade de atendimento pelo Câmpus.

Existem também outras duas etapas para a finalização do Plano: Diretrizes locais para a oferta de extensão no Câmpus e Planejamento, que é a elaboração do Plano de Ofertas das Ações de Extensão do Câmpus. Os formulários estarão recebendo respostas até 30 de setembro. O  término do trabalho está previsto para o fim deste ano.

Acesse aqui o Formulário destinado à comunidade externa.

Acesse aqui o Formulário destinado a estudantes do IFG/Câmpus Formosa.

Acesse aqui o Formulário para servidores.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa