Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é conceito 4 no Enade 2021
CURSOS SUPERIORES

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é conceito 4 no Enade 2021

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 17h22 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 19h28

Os cursos de licenciatura também foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do ano passado

Foi divulgado nesta segunda-feira, 12 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, aplicada a alunos dos cursos superiores, para aferir o desempenho em relação aos conhecimentos desenvolvidos durante a graduação. O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) obteve conceito 4 no Enade. A escala vai de 1, para conceito mínimo, a 5, para conceito máximo.

Junto com o Câmpus Formosa, outros câmpus do IFG tiveram cursos avaliados em 2021: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Goiânia, Goiânia Oeste, Inhumas, Itumbiara, Jataí e Uruaçu. Os cursos Sistemas de Informação e Licenciatura em História (Câmpus Goiânia), Pedagogia (Câmpus Goiânia Oeste) e Ciência da Computação (Câmpus Anápolis) também alcançaram o conceito 4. Ainda no Câmpus Formosa, foram avaliadas as licenciaturas em Ciências Biológicas e em Ciências Sociais, que apresentaram conceito 3 no Enade. Bacharelado em Engenharia Civil, outro curso de graduação do Câmpus, não participou desta edição do Enade, mas em 2019, última avaliação, obteve o conceito 4.

A prova 2021 foi aplicada em 14 de novembro do ano passado para os estudantes concluintes dos cursos participantes. A avaliação é composta de duas partes: 10 questões de formação geral e 30 questões de conhecimentos específicos. Em suma, a nota alcançada é obtida a partir da média ponderada entre a parte de formação geral, que corresponde a 25% da nota, e a de conhecimentos específicos, equivalente aos 75% restante. Os estudantes e os coordenadores de cursos respondem também a questionários. O Enade é obrigatório para esses alunos e necessário para a obtenção do diploma.

O objetivo do Exame é avaliar o desempenho dos estudantes em competências, habilidades e conteúdos do curso necessários para a formação profissional, bem como o nível de conhecimento do aluno sobre a realidade brasileira e mundial. O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que leva em conta ainda a Avaliação de Cursos de Graduação e a Avaliação Institucional.

Veja no site do Inep os resultados do Enade 2021.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa