Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Certificação do Ensino Médio emociona formandos e público
Solenidade

Certificação do Ensino Médio emociona formandos e público

Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 18h46 | Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 17h52

Homenagens a alunos, padrinho de turma e anúncio de muitas aprovações marcaram a noite

Vinte e quatro alunos de Biotecnologia e Saneamento participam da solenidade

Em meio a lembranças memoráveis e à reafirmação da importância da instituição pública, gratuita, laica e de qualidade, 24 concluintes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Biotecnologia e em Saneamento participaram da cerimônia de Certificação do Ensino Médio, na noite de ontem, no Teatro Guaiá. O teatro esteve repleto de familiares, colegas de IF, professores e técnicos administrativos emocionados com o momento.

Arthur Wentz relembra momentos da turma

O orador da turma de Biotecnologia, Arthur Wentz e Silva, lembrou que ciência se faz com coragem. “Fazer ciência, assim como nos ensina o gigante [Machado de Assis] é, de fato, ser corajoso o bastante para levar cuidado às pessoas e ao espaço que vivemos”, justificou. O orador citou problemas enfrentados durante o curso, como a pandemia, a falta de investimentos e a polarização. “Quando a ciência, a vacinação e a Biotecnologia foram colocadas à prova, lá estávamos nós, provando sua importância”, declarou ele.

Kauane de Sousa menciona resultados da turma
Cartazes homenageiam formanda

Por sua vez, a oradora de Saneamento, Kauane de Sousa, tratou do papel dos formandos na “jornada de busca e crescimento pessoal”. Além de relembrar as noites em claro estudando, ela  declarou que percorreram “essa jornada com foco, encontrando ensinamentos que não serão esquecidos”. O esforço foi recompensado com o excelente desempenho da turma nos mais diversos vestibulares de instituições públicas do país. “O resultado chegou. São muitas aprovações de nossa turma em vestibulares de instituições públicas, a exemplo do IFG, da UnB, da UEG, da UFMT e até Unicamp”, revelou.

Julia e seu bebê Liz, participando de certificação

Entre balões, flores, confetes e cartazes com declarações afetuosas e de incentivo, os formandos receberam das mãos dos componentes da Mesa Diretiva o canudo, símbolo maior da conclusão de um curso. Participaram da cerimônia os representantes da Diretoria-Geral e Chefia de Departamento de Áreas Acadêmicas, professores Bruno Quirino Leal e servidor Alan Pereira dos Santos; a coordenadora dos cursos de Biotecnologia, Thaís Amaral e Sousa; e o coordenador do curso de Saneamento, professor Oberdan Quintino Ataídes.

Formanda em Biotecnologia, Julia Oliveira Gomes levou a pequena Liz para participar deste momento único. A biotecnóloga se dirigiu ao palco com o seu bebê no colo e, em outro momento, também recebeu o canudo acompanhada da filha. Quando descobriu que estava grávida, Julia contou com o apoio da família, dos professores, técnicos e dos colegas de sala para dar continuidade aos estudos. Sua história foi mencionada pelo orador da turma, Arthur, que emocionou a todos. Segundo a formanda, ela foi amparada por todos nos momentos mais difíceis, da descoberta da gravidez até a retomada das aulas. "Eu só tenho o sentimento de gratidão por tudo que vem desta instituição, a todas as professoras e professores que fizeram parte dessa minha história, que inúmeras vezes me deram mais tempo para fazer alguma atividade e se encarregaram de entreter a Liz para que eu pudesse estudar. Palavras não são capazes de descrever a emoção que sinto por tudo isso", declarou Julia.

Bruno Quirino Leal representa a Diretoria-Geral do Câmpus

Após homenagem dos estudantes de Biotecnologia ao professor e padrinho da turma, Fabiano de Paiva Vieira, e das falas dos coordenadores dos cursos, o professor Bruno Quirino Leal, que representou o diretor-geral, Thiago Gonçalves Dias, fez seu pronunciamento, salientando o empenho e desempenho dos alunos e alunas, que enfrentaram muitas dificuldades para estarem ali naquele momento. “Mesmo com a pandemia, os resultados [dos vestibulares] que eles obtiveram neste ano é uma coisa que eu não consigo me acostumar”, declarou, admirado. “Os resultados apresentados demonstram a capacidade deles e desta instituição em formar com qualidade de forma gratuita”, analisou Bruno.

Para finalizar, Bruno relembrou o esforço dos estudantes, que precisaram cumprir uma carga horária encorpada, composta por 55 disciplinas para o curso de Saneamento e 60 disciplinas para Biotecnologia. “Não foi uma etapa fácil; foi acompanhada de muitas horas de estudo e intermináveis disciplinas. O sentimento deve ser, ao mesmo tempo, de alívio, vitória, esperança e superação”, concluiu.

Veja aqui fotos da cerimônia no álbum no perfil do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa, no Facebook.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa