Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > "Tem ciência no IFG?"
CAMPANHA

"Tem ciência no IFG?"

Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2023, 20h26 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 14h32

Projeto Tem Ciência no IFG! apresentará pesquisas científicas do Câmpus Formosa para a comunidade

Primeiro dia de gravação do projeto Tem Ciência no IFG!, com a estudante Abigail da Costa Faria

Com o intuito de promover a pesquisa científica entre a comunidade acadêmica, a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) e a Coordenação de Comunicação Social (CCS) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) estão lançando o projeto Tem Ciência no IFG!. A ideia é produzir uma série de vídeos com depoimentos de estudantes que realizam ou realizaram pesquisas no IFG e produzir matérias jornalísticas sobre as pesquisas para serem publicadas no site do Câmpus Formosa. As gravações já foram iniciadas nesta quinta-feira, 4 de maio.

Tendo em vista a previsão de abertura dos editais de iniciação científica, as equipes da Gepex e CCS irão produzir vídeos rápidos, de 90 segundos, voltados para a divulgação nas redes sociais. O trabalho começou na tarde de hoje, com a gravação da entrevista com a estudante do 6º período do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Abigail da Costa Faria.

No vídeo da série, a aluna, que é moradora da cidade de São João D’Aliança, em Goiás, abordará a pesquisa “Grupo de idosos vinculado ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos na cidade de São João D’Aliança-GO: o estudo de uma política social que resiste”. O trabalho foi orientado pela professora Kaithy das Chagas Oliveira entre 2021 e 2022 e realizado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Os outros episódios a serem gravados apresentarão os depoimentos sobre as pesquisas da aluna egressa do curso Técnico Integrado em Biotecnologia, Giovanna Gelape Faleiro; do estudante de Bacharelado em Engenharia Civil, Luiz Fernando Magalhães Xavier; e da também egressa Bianca de Souza Oliveira, do curso de Engenharia Civil. Está previsto ainda um episódio com o gerente da Gepex, Bruno Quirino Leal.

O objetivo principal do projeto é despertar o interesse pela produção científica. Para o gerente da Gepex, professor Bruno Quirino Leal, é importante inovar na forma de acesso ao público. “A Gepex faz todos os anos a divulgação dos orientadores e suas linhas de pesquisa como um modo de incentivar a participação dos alunos junto aos orientadores, mas este ano pensamos num formato diferente, em divulgar as experiências dos alunos, com seus projetos de pesquisa”, explicou o gerente.

O depoimento dos estudantes pesquisadores virá por meio das novas ferramentas de comunicação. “A proposta de gravação de vídeos veio como uma forma de alinhar o plano aos hábitos da sociedade atual, que utiliza muito o visual e estabelece novas formas de conexão, como as redes sociais”, justificou Bruno.

Utilizar vídeos nas redes sociais não significa o banimento das formas tradicionais de divulgação. A notícia e a reportagem continuam presentes e atreladas ao projeto. “O que faremos não será a substituição de uma pela outra, mas a união destas ferramentas para a obtenção de um alcance maior”, declarou a jornalista do Câmpus Formosa, Aurora Luiza Paladini Lessa.

Além de estimular a produção científica internamente, a divulgação de pesquisas para a comunidade externa produzidas no Câmpus é outro objetivo do projeto. “Com este projeto, queremos mostrar que aqui se faz ciência e que ela é rica, abrangente e fundamental para a localidade e região”, justificou o técnico em audiovisual, Felipe da Silva Leite Junior.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa