Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Renovação de matrícula começa nesta segunda-feira, 15 de janeiro
ACADÊMICO

Renovação de matrícula começa nesta segunda-feira, 15 de janeiro

Publicado: Quarta, 10 de Janeiro de 2024, 19h22 | Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2024, 15h26

Cursos superiores, técnicos integrados integrais e EJA farão a renovação pelo sistema SUAP-Ensino e a especialização Tecnologia e Educação no Cerrado pelo Q-Acadêmico

Renovação de matrícula deve ser de feito entre 15 e 24 de janeiro

Mudanças no sistema de gestão acadêmica do Instituto Federal de Goiás já começaram. Entrou em vigor o SUAP-Ensino, novo sistema acadêmico do IFG. Com isso, mudanças também na hora de fazer a renovação da matrícula para o ano de 2024. Estudantes dos cursos superiores e técnicos integrados ao ensino médio deverão utilizar o SUAP-Ensino, mas os alunos e alunas da pós-graduação Tecnologia e Educação no Cerrado farão o processo de renovação ainda pelo antigo Q-Acadêmico. A renovação de matrícula será possível no período de 15 a 24 de janeiro.

A Coordenação de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (CAAAE) do Câmpus Formosa lembra que a renovação de matrícula é obrigatória para todos os estudantes do IFG que desejam continuar seus estudos e também para aqueles que têm o intuito de trancar a matrícula. O público da especialização Educação para Cidadania não precisará fazer o processo de renovação.

Para facilitar a vida dos alunos, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) produziu um tutorial (veja no final desta matéria, em cada documento orientador da CAAAE) para os cursos de graduação e para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, que farão a renovação pelo novo sistema utilizando as antigas credenciais para efetuar o login.

Ensino Médio

No sistema SUAP-Ensino, os cursistas do Técnico Integrado ao Ensino Médio em Biotecnologia, Saneamento, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática, aprovados, aprovados com dependência ou reprovados, devem clicar na opção “Faça sua matrícula online”. Após este momento, selecionarão a turma com as disciplinas do seu curso. (Acesse aqui todas as informações sobre renovação ou trancamento de matrícula no ensino médio).

Cursos superiores

Para a renovação nos cursos de graduação, há duas etapas. A primeira, que ocorre entre 15 e 24 de janeiro, corresponde à renovação de matrícula e pedido de disciplinas. Do mesmo modo que os estudantes dos cursos técnicos integrados, os alunos do ensino superior deverão estar logados no SUAP-Ensino e clicar em “Faça a sua matrícula online”. A partir daí farão a escolha das disciplinas que desejam cursar no primeiro semestre de 2024. O estudante poderá escolher as disciplinas que desejar, mas não terá garantia de que conseguirá vaga em todas, pois isso depende de vários fatores, como requisitos do curso e limite de vagas.

Por isso, haverá a 2ª Etapa de Pedido de Disciplinas. Após saber se conseguiu ou não matricular-se em todas as disciplinas, no dia 25 de janeiro, o estudante terá entre 26 e 30 de janeiro para escolher disciplinas que ainda ofertam vagas, se necessário. O aceite da 2ª Etapa será em 31 de janeiro. A CAAE esclarece que os alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Sociais que ingressaram entre 2010 e 2017 deverão escolher as disciplinas nas suas devidas matrizes. Dúvidas devem ser enviadas para apoioaoensino.fsa@ifg.edu.br . (Leia aqui todas as informações para a renovação ou trancamento dos cursos superiores)

Especialização

Os cursistas da pós-graduação Tecnologia e Educação no Cerrado, aprovados ou reprovados que ainda possuam disciplinas para cursar na matriz curricular, permanecem no Q-Acadêmico, sistema anterior, para efetuar a renovação da matrícula para este semestre. (Clique aqui para ler todas as informações sobre a renovação de matrícula para o curso de Especialização em Tecnologia e Educação no Cerrado).

Os estudantes da Especialização em Educação para Cidadania que irão cursar unicamente a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estão dispensados da renovação, pois ela é automática. Os reprovados em apenas uma disciplina no semestre anterior deverão manifestar interesse em refazer a disciplina em 2024, junto à Coordenação de Curso.

MODALIDADE DO CURSO

ETAPA

SISTEMA

Cursos de Ensino Médio

Renovação de Matrícula

SUAP-Ensino

Cursos de Graduação

1ª Etapa: Escolha de Disciplinas

SUAP-Ensino

Aceite

25/1/2024

2ª Etapa: Escolha de Disciplinas

26 a 30/1/2024

Aceite

31/1/2024

Curso de Pós-Graduação Tecnologia e Educação no Cerrado

Renovação de Matrícula

Q-Acadêmico

15 a 24 /1/2024

A CAAAE reforça que todos os procedimentos, como renovação de matrícula, emissão de documentos,  acompanhamento de notas e disciplinas serão realizados pelo SUAP-Ensino, a partir deste semestre.

Acesse aqui todas as orientações da CAAAE para a renovação da matrícula – Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

Acesse aqui todas as orientações da CAAAE para a renovação da matrícula – Cursos de Graduação.

Acesse aqui todas as orientações da CAAAE para a renovação da matrícula – Curso de Especialização em Tecnologia e Educação no Cerrado.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa