Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Solenidade de abertura e conferência sobre tecnociência marcam o início das atividades da Fecin e do Sict
Início do conteúdo da página

Solenidade de abertura e conferência sobre tecnociência marcam o início das atividades da Fecin e do Sict

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 00h00 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 15h31

Eventos serão realizados até quinta-feira, 18, no Hub Goiás   

Solenidade de abertura dos eventos foi realizada nesta quarta-feira, 18
Solenidade de abertura dos eventos foi realizada nesta quarta-feira, 18

Com o objetivo de buscar a popularização e a difusão científica, o Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciou hoje, 17 de outubro, a 1ª Feira Integrada de Ciências do IFG e o 16º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Os eventos, que começaram nesta quarta-feira, foram marcados por uma solenidade de abertura e pela realização da conferência “Venha conhecer a tecnociência solidária”, ministrada pelo professor Renato Peixoto Dagnino, da Unicamp. As atividades seguem até amanhã, no Hub Goiás.

A solenidade de abertura do SICT e da Fecin contou com uma apresentação cultural com o grupo “Coró de Pau”. Logo depois da apresentação, foi realizada a abertura oficial com a composição da mesa diretiva formada pela reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon;  a gerente de Ecossistema de Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Branka Alvarenga, que na ocasião representou o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Ramos Caiado; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Robson Domingos Vieira; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Lorena  Pereira de Souza Rosa; a diretora de Pesquisa e Inovação do IFG; Lorenna Silva Oliveira Costa; a egressa do IFG que cursou Licenciatura em Química no Câmpus Inhumas, Maria Clara Bosco Batista.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Lorena Rosa, destacou que a solenidade era uma celebração: “esse momento é uma celebração; estamos celebrando o caminho que trilhamos para realizar esse evento. É uma celebração e um momento também de agradecer a todos que nos ajudaram a fazer esse evento [...] um evento que tem pesquisa, ensino, extensão e muito amor envolvido.”

A ex-aluna do IFG, Maria Clara, falando do foco em pesquisa dos eventos, chamou atenção para esse tipo de atividade na Instituição: “como egressa, posso dizer que a pesquisa é de extrema importância para a formação. [...] A pesquisa contribui para a nossa formação pessoal, pois aprendemos a observar, a questionar, buscar fontes confiáveis, assim reformulando conhecimentos preexistentes, tendo um processo contínuo de aprendizagem.” No fim de sua fala, a egressa ressaltou: “aproveitem tudo o que IFG oferece”.

Branka Alvarenga, da SECTI, destacou que o Hub Goiás é uma casa para todos que desejam fazer pesquisa, inovar e empreender: “essa é nossa casa, a casa de vocês, a casa da Inovação”. Dando os parabéns pelo evento, a gestora, que destacou a necessidade de fortalecer a pesquisa e a educação básica no estado, afirmou que era muito bom receber um evento como a Fecin e o Sict no Hub Goiás: “é muito bom e importante, pois é a base da pesquisa usando esse espaço”.

Para a reitora do IFG, a realização do SICT e da Fecin trazem três elementos fundamentais para a Instituição: “esses eventos materializam o nosso tripé: ensino, pesquisa e extensão; seja no âmbito das discussões e atividades que trazem temáticas da pesquisa, do ensino e da extensão, seja no recebimento da comunidade externa, principalmente estudantes da rede pública estadual que nos visitam nesses dois dias. É uma linda vitrine interativa que mostra a potência do IFG na formação humana integral e na produção de conhecimento e inovação”     

 

Conferência

Depois da solenidade de abertura, foi proferida a conferência “Venha conhecer a tecnociência solidária”, pelo professor Renato Peixoto Dagnino, da Unicamp. Durante sua fala, o professor chamou atenção para a necessidade de refletir a respeito da tecnociência e da necessidade de inclusão social e da solidariedade nesse âmbito.

Conferência “Venha conhecer a tecnociência solidária” foi proferida pelo professor Renato Peixoto Dagnino, da Unicamp

Como destacou o docente, “é preciso pensar na inclusão social no âmbito da ciência”. Destacando que a ciência não é neutra e que ela está envolvida em uma negociação social, o professor propôs uma reflexão a respeito de como a ciência é feita nos países desenvolvidos e como ela é feita no Brasil. Segundo o docente, é fundamental “pensar na forma como a ciência é feita no Brasil”.

A solenidade de abertura e a conferência foram transmitidas online e podem ser conferidas no canal da EaD no Youtube

 

SICT e Fecin

O Sict iniciou pela manhã nesta quarta-feira e segue até à noite, com apresentações de trabalhos em comunicação oral e em pôster. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e é voltado à divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos servidores e alunos do IFG. Realizado anualmente, ele conta com a participação dos pesquisadores de todos os câmpus da Instituição.

Com o tema “IFG+CIÊNCIA: Inovação e tecnologias na transformação e inclusão social”, a primeira Fecin, que será realizada nesta quinta, é um evento de exposição de trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental e médio, com premiação aos que mais se destacarem. Para o evento, foram selecionados para exposição 113 trabalhos, de 14 municípios diferentes. 

Os trabalhos inscritos foram desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio, de escolas goianas, públicas ou conveniadas. Diversos câmpus do IFG estarão representados na feira, assim como projetos de 26 escolas públicas das redes municipais ou estadual da educação.  O objetivo dos dois eventos é promover a troca de experiências e a construção do conhecimento.

 

Outras atividades

Durante o Sict e a Fecin também serão realizadas outras atividades. Nesta quarta, estão programadas, ao longo de todo o dia, atividades organizadas pelos laboratórios Maker do IFG, além de apresentações culturais.

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/IFG) estará como parceiro, por meio da 3ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca SIB/IFG, com o tema "Biblioteca e sustentabilidade: práticas para um mundo melhor". Durante a Fecin, o SIB/IFG terá como programação a Feira de Troca de Livros, Cantinho da Leitura, Árvore de Livros Colaborativa, Jogo de Xadrez Gigante e Workshop SIB/IFG.

A Feira de Troca de Livros tem com o objetivo de incentivar a leitura, possibilitar a renovação do acervo pessoal dos participantes da 3ª Semana Nacional do Livro e Biblioteca SIB/IFG, além de permitir a interação entre os participantes e criar uma rede de leitores adeptos à cultura de troca como forma de substituir títulos já lidos por novas histórias.

Na quinta-feira, será realizado o lançamento de dois Cadernos da Série Em.Formação: Cadernos de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação do Instituto Federal de Goiás (IFG). Os cadernos apresentam os destaques da iniciação científica do ciclo 2020/2021 e do Ciclo 2021/2022.

 

 

Confira a programação completa dos eventos. 

Visite o site oficial da Fecin.

Visite o site oficial do Sict

 

Acompanhe o Instagram da Fecin.

 

Diretoria de Comunicação Social/ Câmpus Uruaçu

 

Fim do conteúdo da página