Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Premiação dos trabalhos que mais se destacaram encerra a Feira Integrada de Ciências do IFG
Fecin + Sict

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 15h19 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 15h19

16ºSeminário de Iniciação Científica e Tecnológica encerrou-se, pela manhã, com sessões orais de apresentação de trabalhos

A 1ª Feira Integrada de Ciências (Fecin) e o 16º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict) do IFG encerram-se nesta quinta-feira, registrando um grande público de participantes e também de visitantes. Durante dois dias, o espaço Hub Goiás foi tomado por estudantes do ensino fundamental e do ensino médio que, além de terem contato com a ciência, também puderam participar de atividades culturais e de entretenimento.

A Fecin foi encerrada com a premiação dos trabalhos que mais se destacaram, entre os 113 expostos. Foram contemplados os três melhores trabalhos de quatro categorias diferentes no ensino fundamental II e de cinco categorias diferentes no ensino médio (veja a lista abaixo).

Todos os trabalhos expostos passaram pela avaliação de dois avaliadores, que atribuíram a cada trabalho notas de zero a dez. A classificação e a premiação foi feita a partir das notas.

Com o tema “IFG+CIÊNCIA: Inovação e tecnologias na transformação e inclusão social”, a Feira apresentou ao público trabalhos científicos de estudantes das escolas públicas ou conveniadas do Estado e do próprio IFG. Foram selecionados para exposição trabalhos desenvolvidos no IFG e em 26 escolas públicas das redes municipal ou estadual de educação, de 14 municípios diferentes.

Já o Sict é um evento interno do IFG, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, para a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas pelos servidores e alunos da própria Instituição. A apresentação de trabalhos no Sict é obrigatória para os estudantes que desenvolvem projetos de iniciação científica. Nesta 16ª edição foram realizadas mais de 20 sessões orais e apresentações de posters.

Confira quais foram os projetos premiados na Fecin:

Nível - ENSINO FUNDAMENTAL II

Categoria Ciências Exatas da Terra e Engenharias
1- Makers kids: O uso da robótica como meio de fomentação para Ensino de Matemática e Ciências, interagindo séries finais e iniciais do ensino fundamental (Uruaçu)
2- Números Inteiros: Proposta Lúdica para o Ensino Fundamental Utilizando Bandejas de Ovos e Bolas de Tênis de Mesa (Goiânia)

Categoria Ciências da Vida
1- Agroecologia na escola: um olhar ambiental (Formosa)
2- Produção de repelente natural como forma de prevenção e conscientização sobre doenças transmitidas por mosquitos. (Formosa)
3- Meliponicultura na escola: um incentivo a valorização das abelhas (Formosa)

Categoria Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes
1- Conexão musical (Aparecida de Goiânia)

Categoria Meninas da Ciência
1- Divertido é saber: O uso de jogos como processo pedagógico na alfabetização e lentramento de alunos do Ensino Fundamental ll (Goiânia)
2- Democratização da leitura: através do gênero diário: um caminho para amenizar a desigualdade social (Goiânia)
3- Educa Horticultura: semeando saberes (Formosa)

Nível – ENSINO MÉDIO
Categoria Ciências Exatas da Terra e Engenharias
1- Conscientização de não uso de cigarro eletrônico entre os jovens (Uruaçu)
2- Cozinha Inteligente (Goiânia)
3- Construção de um Telescópio (Formosa)

Categoria Ciências da Vida
1- Copo de casca de banana (Goiânia)
2- Estação de monitoramento da qualidade do ar com resultados por QR code. (Goiânia)
3- O microbioma e sua relação com o desenvolvimento, prevenção e tratamento do câncer de próstata - uma revisão bibliográfica (Goiânia)

Categoria Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes
1- Projeto de leitura: narrativas importam? (Goiânia)
2- Letramento crítico: possibilidades de ampliação por meio do Projeto de Ensino Negrinha – uma releitura pelo Teatro do Oprimido (Uruaçu)
3- Os usos múltiplos das águas e suas implicações socioambientais: uma proposta de análise da bacia do ribeirão João Leite a partir do SIG (Goiânia)

Categoria Meninas da Ciência
1- Os efeitos das telas à saúde (Formosa)
2- Modelagem tridimensional da estrutura dos ácidos nucleicos como modelo didático. (Formosa)
3- Barreira radiante (Jataí)

Categoria EJA na Ciência
1- Comportamento sexual de risco e aceitabilidade do teste para HIV entre estudantes de ciências da saúde (Goiânia)
2- Moda e Sustentabilidade: Uma proposta de reciclagem de resíduos têxteis para Animais Domésticos (PETs) (Aparecida de Goiânia)
3- Produção artesanal de bebidas fermentadas tipo kombucha saborizadas com frutos do Cerrado (Itumbiara)

Diretoria de Comunicação Social/ Câmpus Uruaçu.