Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da Engenharia Civil visitam Usina Hidrelétrica Serra da Mesa
Visita Técnica

Alunos da Engenharia Civil visitam Usina Hidrelétrica Serra da Mesa

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 15h46 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 17h24

Alunos do 6º período de Engenharia Civil do IFG Uruaçu visitaram a Usina Hidrelétrica Serra da Mesa

No dia 23 de outubro, alunos do 6º período de Engenharia Civil do IFG Câmpus Uruaçu realizaram visita técnica à Usina Hidrelétrica Serra da Mesa, acompanhados pelos professores Raíssa Faria de Araújo e Gustavo Henrique Almeida Quirino. A usina, cuja barragem está localizada no município de Minaçu (GO), destaca-se como peça essencial no fornecimento de energia para o Sistema Interligado Sul/Sudeste/Centro-Oeste.

Na visita, os alunos foram guiados por equipe técnica da Usina para conhecer as instalações. Além disso, tiveram a oportunidade de compreender os processos envolvidos na geração de energia hidrelétrica, bem como ter a experiência da visão de projetos de infraestrutura de grande escala, envolvendo engenharia civil, elétrica e hidráulica.

De acordo com dados de Furnas, com a entrada em operação das suas três unidades geradoras, a usina totaliza geração de 1.275 MW, sendo essencial ao atendimento do mercado de energia elétrica do Sistema Interligado Sul/Sudeste/Centro-Oeste. Merecendo também destaque o fato de que o reservatório de Serra da Mesa é o maior do Brasil em volume de água, com 54,4 bilhões de m³, com uma área de 1.784 km².

As visitas técnicas são atividades pedagógicas supervisionadas realizadas em ambientes externos à instituição, constituindo um mecanismo de integração entre a escola e a sociedade. O IFG Câmpus Uruaçu reforça a relevância das visitas técnicas na formação dos alunos, enriquecendo o aprendizado teórico com experiências práticas, preparando-os melhor para os desafios do mercado.

Confira abaixo os dados técnicos sobre a Usina Hidrelétrica Serra da Mesa:

Barragem

Tipo: enrocamento com núcleo de argila
Altura máxima: 154 m
Volume total: 12.057.558 m³

Reservatório

Nível normal de operação: 460 m
Nível de máxima cheia (Nível máximo maximorum): 461,5 m
Nível de desapropriação: 460,5 m
Nível mínimo de operação: 417,3 m
Área inundada: (cota 460 m) 1.784 km²
Volume total: 54,4 bilhões m³
Volume útil: 43,25 km³
Confira aqui o nível atual deste e de outros reservatórios do Sistema FURNAS

Tomada d'água

Frequência: 60 Hz
Tensão nos terminais: 15 kV
Fabricante: ABB
Transformadores: 10 (operação mais reserva)
Tipo: monofásico
Capacidade total em operação: 1.418,40 MVA
Relação de transformação: 15 / 500 kV
Fabricante: ABB

Fonte: Dados de Furnas
(Acesso em: https://www.furnas.com.br/serradamesa)

Diretoria de Comunicação Social / Câmpus Uruaçu.