Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Goiânia > Principal > Pesquisa > Pós-graduação > Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Sustentáveis
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia de Processos Sustentáveis

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 10h34 | Última atualização em Sábado, 23 de Julho de 2022, 17h59
Apresentação

O Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis é um curso de pós-graduação stricto sensu, na área interdisciplinar, que visa proporcionar uma formação tecnológica ampla e aprofundada para o desenvolvimento de atividades profissionais e acadêmicas. Podendo atuar no estudo, pesquisa, inserção e adaptação de tecnologias sustentáveis, bem como na solução de problemas tecnológicos regionais, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico da região Centro-Oeste e do Brasil.
A Área de concentração do programa aplica-se ao desenvolvimento de pesquisa aplicada a tecnologias sustentáveis nos processos industriais, procura a redução tanto dos impactos ambientais como do consumo de energia e de matérias-primas/insumos. Preocupa-se ainda com a análise de viabilidade técnico-econômica de projetos de fontes alternativas de energia.

 

Atualmente o Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis encontra-se em desativação. Em 2020 o curso foi reestruturado e deu origem ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade. Mais informações sobre o novo programa em https://teclimpa.ifg.edu.br.

_____________________
Minicurso de LaTeX
O Prof. Dr. Raphael de Aquino Gomes, coordenador do Mestrado em Tecnologia de Processos Sustentáveis, oferecerá, nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro, o Minicurso de LaTeX. O minicurso ocorrerá das 9h às 12h e será realizado pelo Google Meet. Os interessados deverão entrar em contato diretamente com o Professor, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Minicurso de LaTeX
Data: 18/12/2020 (sexta-feira)
Horário: 9h - 12h
Carga-horária: 03 horas
Modalidade: Online
Plataforma: Google Meet
Currículo Lattes do Professor: http://lattes.cnpq.br/4136576326278536 (abre em nova janela)

O minicurso será gravado para compartilhamento com alunos que usarão o modelo futuramente.
_____________________
Seleção de Bolsistas CiteLab IFG
Estão abertas, até 24 de setembro, as inscrições para o processo de seleção de bolsistas para atuarem na implantação do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do IFG – CiteLab –, no período de outubro de 2020 a setembro de 2021.
 
Confiram o Edital pelo link http://www.ifg.edu.br/concursos/selecao-de-bolsistas (abre em nova janela)
 

---------------------------------------------------  

Comunicado - 10/09/2020

Atenção!

Segue o Comunicado 01/2020, da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia de Processos Sustentáveis, que dispõe sobre os procedimentos para retorno das atividades acadêmicas nas ações do PPGTPS e adequação dos prazos em virtude da pandemia da COVID-19.

Comunicado 01/2020 - PPGTPS - Dispõe sobre o retorno das atividades e adequação dos prazos no âmbito do Mestrado. (.pdf 271kB) (abre em nova janela)

 

---------------------------------------------------  

Notícias

 

26/03/2020

Logo IFG Mestrado COVID 19

NOTA PÚBLICA IFG - MESTRADO EM PROCESSOS SUSTENTÁVEIS - COVID 19

Com o objetivo de contribuir para minimizar os impactos decorrentes da pandemia da COVID 19 e para atender as recomendações dos organismos internacionais e do Ministério da Saúde, em continuidade às medidas de prevenção já adotadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e em atendimento às normativas estaduais, determinando a paralisação das aulas em todos os níveis educacionais públicos e privados do Estado.

Considerando a Resolução 12/2020 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG, de 23 de março de 2020, que suspende o calendário acadêmico 2020 até o dia 15 de abril, e a Portaria Normativa 3/2020 - REITORIA/IFG, de 23 de março de 2020, que estabelece as normas e procedimentos relativos às atividades administrativas a acadêmicas do IFG durante esse período.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia de Processos Sustentáveis resolve:

1. As atividades administrativas da coordenação serão realizadas de forma remota.

2. Fica suspenso o atendimento presencial regular na Coordenação de Mestrado. Sendo realizado, somente em caso de urgência, o agendamento de atendimento, respeitando as recomendações de evitar a concentração de pessoas no ambiente.

3. Ficam suspensos os agendamentos de bancas de defesa e qualificação.

A situação será reavaliada à medida em que as recomendações institucionais sofrerem revisão.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

COORDENAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS SUSTENTÁVEIS

 

COVID-19 - Acompanhe aqui as medidas adotadas pelo IFG: https://www.ifg.edu.br/coronavirus

 

---------------------------------------------------  

20/08/2019

HORÁRIO DE AULAS 2019/2

Não se perca! Está disponível o horário de aulas para o semestre 2019/2 do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis.

Download:

Horário de Aulas 2019/2 - Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis (.pdf 108kB) (abre em nova janela)

--------------------------------------------------- 

20/08/2019

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2019/2

Confira o Calendário Acadêmico para o segundo semestre do ano de 2019 do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis.

Download:

Calendário Acadêmico 2019/2 - Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis (.pdf 271kB) (abre em nova janela)

--------------------------------------------------- 

15/08/2019

DIVULGADO O RESULTADO DA SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 2019/2

A Coordenação do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis do IFG divulga nesta quinta-feira, 15 de agosto, o resultado final da seleção para o preenchimento de vagas remanescentes para as disciplinas optativas do programa. Os alunos especiais foram selecionados pelos professores das disciplinas, que adotaram como parâmetros suas respectivas formações e currículos Lattes, conforme a documentação entregue no ato da inscrição.

A seleção ocorreu para duas disciplinas*: Introdução à Quimiometria e Introdução à Lógica Fuzzy.

Sejam bem-vindos!

*Atenção: as aulas da disciplina Introdução à Quimiometria se iniciarão nesta sexta-feira, dia 16/08, as aulas da disciplina Introdução à Lógica Fuzzy terão início somente no outro sábado, dia 24/08.

Resultado - Alunos Especiais 2019/2 - Introdução à Quimiometria (.pdf 136kB) (abre em nova janela)

Resultado - Alunos Especiais 2019/2 - Introdução à Lógica Fuzzy (.pdf 139kB) (abre em nova janela)

 --------------------------------------------------- 

09/08/2019

DISCIPLINAS CANCELADAS - REABERTURA DE INSCRIÇÕES

Prezados candidatos,

Informamos que não houve formação de turma para as disciplinas Estudo Orientado e Física Aplicada aos Sistemas Renováveis e Sustentáveis. De modo a não prejudicar àqueles candidatos que se inscreveram para participar da seleção para essas disciplinas, reabriremos as inscrições durante o horário de atendimento da coordenação do programa, nesta sexta-feira, 09/08/2019, das 11h às 15h.

As inscrições serão reabertas somente aos candidatos que se inscreveram para as disciplinas que não mais serão oferecidas para que, caso seja de seu interesse, indiquem outra disciplina em sua ficha de inscrição.

Obs: Devido à reabertura de inscrições, a divulgação do resultado será adiada para quarta-feira, 14/08/2019.

 

Coordenação do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis

 --------------------------------------------------- 

08/07/2019

SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 2019/2 DO PPGTPS

Inscrições: 1º e 02 de agosto, das 11h às 15h

Início do semestre: 12 de agosto
Término do semestre: 07 de dezembro

Disciplinas ofertadas para o período 2019/2:

Estudo Orientado
Terças-feiras, das 14h às 18h
Prof. Dr. Raphael de Aquino Gomes.

Ementa: Compreensão das atuais ferramentas computacionais e as técnicas com a aplicação de softwares que dão suporte à avaliação quantitativa e qualitativa, bem como a apresentação de resultados. Representação, técnicas de elaboração, estruturas de dados e implementação de programas em linguagem de alto nível. Elaboração de textos matemáticos e científicos de qualidade tipográfica.

Física Aplicada aos Sistemas Renováveis e Sustentáveis
Quintas-feiras, das 14h às 18h
Prof. Dr. Lucas Nonato de Oliveira.

Ementa: Estruturas atômicas e nucleares;o decaimento radioativo: modos e leis de transições nucleares, radioatividades natural e artificial; radiações ionizantes e não-ionizantes: tipos e características; Interações das radiações ionizantes com a matéria: partículas carregadas,nêutrons, raios-X e raios gama; produção de raios-X; detectores de radiação. O Sol como fonte de energia. Energia e meio-ambiente. Fluxos de energia no Sistema Terra. Radiações cósmicas. Marés. Equilíbrio térmico da Terra. Física da atmosfera: estrutura, ventos e circulação. O fenômeno El Niño. Física dos oceanos: contribuição energética, ondas e circulação. Fixação fotossintética. Camada de ozônio. Efeito estufa. Poluição do ar. Impactos ambientais. Clima Global. Poluição. Ruído. Técnicas espectroscópicas para análise do meio-ambiente. Semicondutores, Células fotovoltaicas.

Introdução à Quimiometria
Sextas-feiras, das 14h às 18h
Prof. Dr. Fernando Schimidt.

Ementa: Álgebra matricial básica e conceitos matemáticos. Pré-tratamento dos dados. Análise de Componentes Principais. Calibração multivariada. Modelos PCR, PLS e Redes Neurais. Reconhecimento de padrões. Prática de modelagem de sistemas. Análise de artigos específicos.

Introdução à Lógica Fuzzy
Sábados, das 8h às 12h
Prof. Dr. Wesley Pacheco Calixto

Ementa: Conhecimentos básicos da lógica fuzzy, focando as aplicações desta técnica em modelagem de sistemas ambientais, processos e análise multivariada:
A Lógica Fuzzy. Conjuntos Fuzzy. Operações e Propriedades Básicas dos Conjuntos Fuzzy. Variáveis Lingüísticas. Regras Fuzzy. Modificadores. Controladores Fuzzy. Modelos Fuzzy. Aplicações da Lógica Fuzzy.


Documentação:
- 1 Foto 3X4
- RG (original e cópia)
- CPF (original e cópia)
- Título de Eleitor (original e cópia)
- Certidão de Quitação Eleitoral (retirada do site do TSE)
- Certificado de Alistamento/Dispensa Militar – para candidatos do sexo masculino (original e cópia)
- Diploma de Graduação (original e cópia)
- Histórico de Graduação (original e cópia)
- Cópia Impressa do Currículo Lattes
- Declaração do Programa de Pós-Graduação, para alunos UFG/UEG/IFGoiano (apenas para os casos de alunos de pós- graduação dessas instituições)

Procedimento de inscrição:
Os documentos deverão ser entregues na Coordenação do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis, nos dias 1º e 02 de agosto, quinta e sexta-feira, das 11h às 15h.
Deverão ser apresentados os documentos originais e as cópias, no ato da inscrição.
Deverá ser preenchido e assinado pelo candidato o formulário de inscrição que está disponível para download abaixo.

Seleção:
A seleção será realizada pelos professores responsáveis pelas disciplinas, considerando a quantidade de vagas remanescentes - após a matrícula dos alunos regulares - e a análise dos currículos Lattes dos candidatos.

Coordenação do Mestrado:
Anexo I do Câmpus Goiânia do IFG, Rua 75, Qd. 101, Lt. 50, 2º Andar, Setor Central, Goiânia-GO.

Download:
Formulário para Inscrição de Candidatos a Alunos Especiais para o Semestre 2019/2 (.pdf 161kB) (abre em nova janela)

 ---------------------------------------------------

Horário de Aulas 2018/2

Confirmadas as salas, segue a divulgação do Horário de Aulas 2018/2

Horário de Aulas 2018/2 - Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis

Horário de Aulas 2018/2 - Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis (.pdf 110kB) (abre em nova janela)

 

Divulgado o resultado da seleção para Alunos Especiais 2018/2 - RETIFICAÇÃO

A Coordenação do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis do IFG divulga nesta sexta-feira, 24 de agosto, o resultado final da seleção para o preenchimento de vagas remanescentes para as disciplinas optativas do programa. Os alunos especiais foram selecionados pelos professores das disciplinas, que adotaram como parâmetros suas respectivas formações e currículos Lattes, conforme a documentação entregue no ato da inscrição.

A seleção ocorreu para três disciplinas: Eficiência Energética e Conservação de Energia, Estudo Orientado e Física Aplicada aos Sistemas Renováveis e Sustentáveis.

Resultado Alunos Especiais 2018/2 - Eficiência Energética e Conservação de Energia (.pdf 139kB) (abre em nova janela)

Resultado Alunos Especiais 2018/2 - Estudo Orientado (.pdf 136kB) (abre em nova janela)

Resultado Alunos Especiais 2018/2 - Física Aplicada aos Sistemas Renováveis e Sustentáveis (.pdf 135kB) (abre em nova janela)

 ---------------------------------------------------

Inscrições para Alunos Especiais, semestre 2018/2

Atenção! Acontecem nos dias 15 e 16 de agosto as inscrições para a seleção de alunos especiais para o semestre 2018/2 do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis do IFG. Todas as informações você confere a seguir.

Inscrições: 15 e 16 de agosto, das 11h às 15h

Início do semestre: 20 de agosto
Término do semestre: 30 de novembro

Disciplinas ofertadas para o período 2018/2:

Eficiência Energética e Conservação de Energia
Prof. Dr. Aylton José Alves
Carga horária: 60h
Créditos: 4
Dia: Terça-feira
Horário: 13h30min - 17h30min

Ementa: Conceitos tradicionais de potência e potência em sistemas com harmônicos de corrente e tensão e problemas associados, fator de potência, qualidade e uso racional da energia, características de consumo, legislação de eficiência energética no Brasil e no mundo, indicadores de eficiência energética, auditoria energética, tarifação de energia elétrica, análise econômica, avaliação da eficiência energética em sistemas diversos: iluminação, acionamentos de motores elétricos, sistemas de co-geração, bombas e ventiladores, sistemas de refrigeração e ar condicionado, uso racional da energia térmica, condições de operação atual e propostas para melhorias.

Estudo Orientado
Prof. Dr. Raphael de Aquino Gomes
Prof. Dr. Daywes Pinheiro neto
Carga horária: 60h
Créditos: 4
Dia: Quinta-feira
Horário: 14h - 18h

Ementa: Compreensão das atuais ferramentas computacionais e as técnicas com a aplicação de softwares que dão suporte à avaliação quantitativa e qualitativa, bem como a apresentação de resultados. Representação, técnicas de elaboração, estruturas de dados e implementação de programas em linguagem de alto nível. Elaboração de textos matemáticos e científicos de qualidade tipográfica.

Física Aplicada aos Sistemas Renováveis e Sustentáveis
Prof. Dr. Lucas Nonato de Oliveira
Carga horária: 60h
Créditos: 4
Dia: Sexta-feira
Horário: 14h - 18h

Ementa: Estruturas atômicas e nucleares; o decaimento radioativo: modos e leis de transições nucleares, radioatividades natural e artificial; radiações ionizantes e não-ionizantes: tipos e características; Interações das radiações ionizantes com a matéria: partículas carregadas,nêutrons, raios-X e raios gama; produção de raios-X; detectores de radiação. O Sol como fonte de energia. Energia e meio-ambiente. Fluxos de energia no Sistema Terra. Radiações cósmicas. Marés. Equilíbrio térmico da Terra. Física da atmosfera: estrutura, ventos e circulação. O fenômeno El Niño. Física dos oceanos: contribuição energética, ondas e circulação. Fixação fotossintética. Camada de ozônio. Efeito estufa. Poluição do ar. Impactos ambientais. Clima Global. Poluição. Ruído. Técnicas espectroscópicas para análise do meio-ambiente. Semicondutores, Células fotovoltaicas.

Documentação:
- 1 Foto 3X4
- RG (original e cópia)
- CPF (original e cópia)
- Título de Eleitor (original e cópia)
- Certidão de Quitação Eleitoral (retirada do site do TSE)
- Certificado de Alistamento/Dispensa Militar – para candidatos do sexo masculino (original e cópia)
- Diploma de Graduação (original e cópia)
- Histórico de Graduação (original e cópia)
- Cópia Impressa do Currículo Lattes
- Declaração do Programa de Pós-Graduação, para alunos UFG/UEG/IFGoiano (apenas para os casos de alunos de pós-graduação dessas instituições)

Procedimento de inscrição:
Os documentos deverão ser entregues na Coordenação do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis, nos dias 15 e 16 de agosto, quarta e quinta-feira, das 11h às 15h.
Deverão ser apresentados os documentos originais e as cópias, no ato da inscrição.
Deverá ser preenchido e assinado pelo candidato o formulário de inscrição que está disponível para download abaixo.

Homologações:
As homologações das inscrições serão feitas pelos professores responsáveis pelas disciplinas, considerando a quantidade de vagas remanescentes - após a matrícula dos alunos regulares - e a análise dos currículos Lattes dos candidatos.

Coordenação do Mestrado:
Rua 75, Qd. 101, Lt. 50, 2º Andar, Setor Central, Goiânia-GO, Anexo do Câmpus Goiânia do IFG

Download:

Formulário para Inscrição de Candidatos a Alunos Especiais para o Semestre 2018/2 (.pdf 139kB) (abre em nova janela)

 ---------------------------------------------------

Início das aulas do 1º semestre de 2018

Fique atento! As aulas do 1º semestre de 2018 do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis terão início na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro. O semestre se encerrará no dia 23 de junho e vale lembrar que teremos uma breve interrupção das atividades, em março, para as férias docentes. Tudo isso você pode conferir no Calendário Acadêmico 2018/1 do Mestrado! E para não se perder, cheque também o horário de aulas 2018/1 do Programa.

Calendário Acadêmico 2018/1 do Mestrado em Tecnologia de Processos Sustentáveis (.pdf 271kB)

Horário de aulas 2018/1 do Programa de Mestrado (.pdf 110kB)

 ---------------------------------------------------

Divulgado o resultado da seleção para alunos especiais 2018/1

A Coordenação do Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis do IFG divulga nesta quinta-feira, 08 de fevereiro, o resultado da seleção para o preenchimento de vagas remanescentes para as disciplinas optativas do programa. Os alunos especiais são selecionados pelos professores das disciplinas, que adotam como parâmetros suas respectivas formações e currículos Lattes, conforme a documentação entregue no ato da inscrição.

Confira aqui a lista completa dos alunos especiais selecionados para o primeiro semestre de 2018

 

 

Fim do conteúdo da página