Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Rede Federal pode ser parceira da Campus Party em todo país
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Rede Federal pode ser parceira da Campus Party em todo país

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 17h52 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 17h47

Evento ocorre até domingo, no Passeio das Águas Shopping

Jerônimo (esquerda), Ariosto, Vicente e Francesco

Na manhã desta quinta-feira, 5, o secretário da Secretaria Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Calau, esteve na Campus Party Goiás. Ele veio a convite do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), professor Jerônimo Rodrigues da Silva. Em tratativas com o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia, a perspectiva é que o evento consiga avançar não apenas em âmbito do IFG, mas se espalhe para todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O assunto será tratado na próxima semana durante a Reditec, em Florianópolis, onde estarão presentes dirigentes e gestores das instituições. Na ocasião, o gerente de Conteúdo e Comunidades do evento, Thalis Antunes, vai mediar esse possível parceria com toda a Rede Federal. No IFG, o diálogo gira em torno, principalmente, de parcerias com os includes, que são os laboratórios de robótica.

Percorrendo as bancas e projetos apresentados na Campus, Ariosto ressalta que esse é “um momento de a gente realmente ver o resultado dos nossos institutos. São os projetos de inovação, de empreendedorismo. Acho que a prática né, como a gente vê se realizar todo aquele esforço da formação dos nossos profissionais, e vendo isso aplicado. Acho que essa é a parte melhor desses eventos, onde a gente vê o conjunto de iniciativas e de jovens trabalhando para desenvolvimento da inovação”, finaliza.

Para o reitor, o orgulho dos projetos apresentados transparece em sua fala, ao mencionar que está muito “satisfeito com todos os projetos dos alunos e servidores aqui na Campus Party”. Isso mostra a sociedade, segundo ele, o que há de bom sendo desenvolvido no Instituto Federal e dá visibilidade ao ensino, à pesquisa e à extensão”, finaliza.

Na visita ao evento, em sua primeira edição em Goiás, o secretário também com o gerente de Conteúdo e Comunidades da Campus Party, Thalis Antunes. O reitor do Instituto Federal Goiano, Vicente Pereira, acompanhou parte da visita.

Visita

Ariosto conheceu alguns dos projetos desenvolvidos pelo IFG e que estão sendo apresentando nas bancadas da #CPGoiás, por servidores e estudantes e pelos diversos laboratórios de tecnologia da Instituição, como o GynBot e Metabotix, que atuam com robótica, metarreciclagem, impressão 3D, drones e inovação.

Dos 20 projetos que serão apresentados no sábado, na área Campus Future da Campus Party Goiás, 13 são do IFG, todos com o uso de tecnologia. Esses projetos serão apresentados ao público visitante nesta área da Campus, que é específica para exposição de projetos universitários e de nível médio. Além disso, um projeto de startup do Instituto foi selecionado, assim como os demais, por meio de chamada pública.

A área do camping, local onde mais de 1500 campuseiros - como são chamadas as pessoas que ficam acampadas nos cinco dias de imersão no evento - chamou a atenção do secretário, que ficou impressionado com a quantidade de barracas e com a estrutura adequada para receber as pessoas.

Acompanhe a programação do evento, no site: https://brasil.campus-party.org/.

Veja mais fotos na página oficial do IFG no facebook: https://www.facebook.com/pg/IFG.oficial/photos/?tab=album&album_id=2985544858140447.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.