Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana Pedagógica apresenta panorama de ações executadas e planejamento para 2020
Início do conteúdo da página
Semana Pedagógica

Semana Pedagógica apresenta panorama de ações executadas e planejamento para 2020

Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 13h10 | Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 16h38

A abertura oficial do evento foi realizada na manhã desta terça (4), no Teatro do IFG

Abertura oficial da Semana de Planejamento Pedagógico 2020/1 do Câmpus Goiânia foi realizada na manhã desta terça-feira (4), no Teatro do IFG.
Abertura oficial da Semana de Planejamento Pedagógico 2020/1 do Câmpus Goiânia foi realizada na manhã desta terça-feira (4), no Teatro do IFG.

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realiza a Semana de Planejamento Pedagógico 2020/1, evento que reúne os servidores docentes e técnico-administrativos e dá início ao planejamento das ações acadêmicas e administrativas para o primeiro semestre letivo de 2020. A abertura oficial da programação ocorreu na manhã desta terça-feira, 4, no Teatro do IFG.

A mesa de abertura do evento foi marcada pelas apresentações realizadas pela equipe gestora do Câmpus Goiânia sobre as atividades de ensino, pesquisa, extensão, bem como financeiras, comunicação, administrativas e de manutenção. A mesa contou com a participação da diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Maria de Lourdes Magalhães; do diretor de Administração, Paulo Cézar Pereira; do gerente de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino, professor Eliézer Marques Faria; do gerente de Administração e Manutenção, professor Douglas Pitaluga; e do gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Sérgio Botelho.

Para o primeiro semestre de 2020, a diretoria de Administração da unidade prevê um cenário financeiro similar ao do ano de 2019, que foi caracterizado por um orçamento restrito para investimentos e aquisições de equipamentos devido ao contingenciamento orçamentário feito pelo governo federal no ano passado. Segundo Paulo Cézar Pereira, a gestão atuará, neste ano, no planejamento da execução do orçamento priorizando a garantia e a manutenção de atividades fins do Câmpus Goiânia vinculadas ao ensino, por exemplo, viabilizando a realização de visitas técnicas, a garantia no pagamento das bolsas de assistência estudantil, a manutenção e o pagamento dos serviços terceirizados contratados e também a capacitação dos servidores.

Entre as novidades para 2020, o diretor de administração do Câmpus Goiânia mencionou a nova regra de disponibilidade orçamentária para viagens internacionais de professores. Ele também destacou a restauração, neste ano, do pórtico do Câmpus Goiânia do IFG, um dos monumentos tombados, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio integrante do acervo Art Déco de Goiânia. O projeto de restauração do pórtico foi viabilizado pela atual direção-geral do câmpus desde 2018, com financiamento angariado junto ao Fundo Estadual de Cultura. A gestão do câmpus aguarda a autorização do Iphan para o início das obras de restauração do pórtico no primeiro semestre deste ano.

No âmbito da manutenção, o gerente de Administração e Manutenção do Câmpus Goiânia, professor Douglas Pitaluga, pontuou diversas ações executadas em 2019 para melhorias na infraestrutura da unidade, com destaques para o alargamento das calçadas no entorno do câmpus, garantindo uma melhor mobilidade e passagem de cadeirantes. Além do plantio de 16 mudas de árvores nas redondezas da unidade, a reforma da portaria da Rua 66, que está em andamento, entre outras benfeitorias realizadas pela gerência.

Em relação ao ensino, o gerente de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino, professor Eliézer Marques Faria, ressaltou, neste primeiro semestre de 2020, o preenchimento total das vagas ofertadas pelo Câmpus Goiânia nos processos seletivos para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e subsequentes, com exceção da existência de vagas remanescentes apenas para os cursos técnicos integrados da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), os quais estão com chamada pública aberta para o preenchimento das vagas ociosas a partir da data de início das aulas no câmpus, no dia 17 de fevereiro.

O gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Sérgio Botelho, apresentou uma série de dados referentes à pesquisa, à pós-graduação e à extensão na unidade. No levantamento exposto, pontuam-se 15 projetos de pesquisa iniciados em 2019, 23 grupos de pesquisa ativos, 107 projetos de iniciação científica entre 2019 e 2020 no câmpus. Também, em 2019, 1.719 alunos do câmpus  foram atendidos por auxílios financeiros por meio do Programa Institucional de Assistência Estudantil. No projeto Conhecendo o IFG, o balanço foi de 47 escolas visitantes no ano passado, com a participação de 2.242 alunos visitantes, além de outras ações de extensão efetivadas, como a mobilidade acadêmica internacional.

Divulgação

Ainda na abertura oficial da Semana Pedagógica 2020/1, o coordenador de Comunicação Social do Câmpus Goiânia, Charles dos Reis Alves, apresentou o novo projeto de comunicação institucional para 2020, que tem por objetivo a ênfase na divulgação de pesquisas e de projetos de extensão realizados no Câmpus Goiânia. A ação visa apresentar o conhecimento científico e as atividades de impacto social desenvolvidos na unidade, aproximando a comunidade externa à produção científica e aos serviços ofertados pelo Câmpus Goiânia do IFG.

Assista ao novo vídeo institucional do Câmpus Goiânia do IFG

 

Com a nova ação, além da divulgação jornalística já realizada por meio de matérias para o site e redes sociais institucionais do câmpus, serão produzidos também vídeos e podcasts no projeto Flash da Ciência ao longo deste ano, conforme esclareceu o coordenador. O projeto prevê a parceria entre a coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia, pesquisadores da unidade, a gerência de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e a coordenação de Pesquisa e Inovação do Câmpus Goiânia. 

Ainda na programação da Semana de Planejamento Pedagógico  2020/1 do Câmpus Goiânia, foi divulgado também o novo vídeo institucional Educação que Transforma Vidas, uma produção da coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG realizada em 2019 e lançada neste ano. O vídeo retrata, por meio de histórias reais de alguns servidores, alunas e egresso, a importância da educação oferecida pelo IFG na transformação de vidas. 

Primeiro dia

Antes da abertura oficial da Semana Pedagógica nesta terça-feira, a programação do evento iniciou na tarde de segunda-feira (3), com palestra de esclarecimento sobre a implantação do sistema de ponto eletrônico, que começou a operar efetivamente a partir desta segunda, como único meio para o registro eletrônico das frequências dos servidores técnico-administrativos lotados nos câmpus e na Reitoria do IFG, deixando de ser válido o registro manual do controle de frequência desses servidores.

Esclarecimento sobre a implantação do Ponto Eletrônico abriu a programação do evento
Esclarecimento sobre a implantação do Ponto Eletrônico abriu a programação do evento, na tarde desta segunda-feira, 3, no Teatro do IFG. 

 

A convite da direção-geral do Câmpus Goiânia, gestores da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (Prodirh), da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos do IFG e da Diretoria de Tecnologia da Informação participaram do primeiro dia da programação da Semana de Planejamento Pedagógico do Câmpus Goiânia. Na palestra de esclarecimento, estiveram presentes o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos do IFG, Amaury França Araújo; a diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos do IFG, Sandra Abadia Ferreira; e o diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação do IFG, professor Douglas Rolins de Santana.

Na apresentação, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos do IFG, Amaury França Araújo, explicou os processos e as etapas, que tiveram início em novembro do ano passado, para a implantação do sistema de ponto eletrônico no IFG, o qual até o dia 31 de janeiro estava em caráter de teste. Passando, então, a vigorar efetivamente como único meio válido para o registro das frequências dos servidores técnico-administrativos a partir desta segunda-feira, 3 de fevereiro.

O registro eletrônico da frequência dos servidores técnico-administrativos do IFG foi adotado em cumprimento à Portaria Normativa n° 14/2019 – Reitoria/IFG, de 1º de novembro de 2019. No Câmpus Goiânia, foram instalados 5 terminais de acesso ao registro do ponto eletrônico, que estão distribuídos nas dependências da unidade. Os registros diários das frequências dos técnicos-administrativos devem ser realizados pelo servidor mediante o fornecimento da matrícula e da senha cadastrada previamente para uso exclusivo nos terminais de ponto eletrônico.

Na palestra de esclarecimento, os servidores puderam sanar dúvidas sobre os novos procedimentos para o registro eletrônico da frequência junto aos gestores convidados da Reitoria do IFG. Além da palestra, mais informações sobre o registro eletrônico de frequência podem ser consultadas nos manuais nos formatos pdf. e  nos vídeos tutoriais, que estão disponíveis na página: http://www.ifg.edu.br/component/content/article/66-ifg/pro-reitorias/desenvolvimento-institucional/16172-ponto-eletronico

Na opinião do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos do IFG, Amaury França Araújo, a implantação do ponto eletrônico na Instituição proporciona uma maior transparência ao serviço público, além de garantir o cumprimento da legislação sobre o registro eletrônico da frequência de servidores, conforme já ocorre em outros órgãos públicos.

Programação

A Semana de Planejamento Pedagógico 2020/1 do Câmpus Goiânia segue com atividades até o dia 14 de fevereiro (veja aqui a programação completa). Em sua fala na abertura do evento, a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães, destacou que este é o momento da gestão de fazer uma retrospectiva e apresentar o que está sendo planejado para 2020.

A diretora frisou a importância da participação efetiva dos servidores nas atividades da Semana Pedagógica, especialmente nas palestras de convidados, a exemplo, na atividade marcada para o dia 7, com a presença da advogada Maira Botelho Tomo, que falará sobre: Direito à educação e a inclusão no ensino superior, às 10 horas, na Cinemateca. E também na palestra de título: Plataforma Nilo Peçanha com instrumento para o planejamento de ações acadêmicas, no dia 10, às 10 horas, com o professor Gustavo Henrique Moraes, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.

 

Veja mais fotos da Semana de Planejamento Pedagógico 2020/1 do Câmpus Goiânia

 

 Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG

Fim do conteúdo da página