Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições continuam abertas para palestas, oficinas, mesas redondas e minicursos
SECITEC GOIÂNIA

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 16h41 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2017, 18h59

Comunidade externa poderá conferir mais de 100 atividades durante os três dias da Secitec

Entre os dias 17 e 19 de outubro, o Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia abre as portas à comunidade externa e oferece mais de 100 atividades, dentre sete palestras, 14 oficinas e 12 minicursos de capacitação e atualização profissional gratuitos. A ação faz parte da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura do IFG (Secitec), que tem o objetivo de aproximar o público externo, egressos, alunos e pesquisadores de outras instituições para conhecerem projetos e pesquisas realizadas por estudantes, servidores e professores da unidade. Para participar, é preciso inscrever-se gratuitamente no site da Secitec, lembrando que as vagas são limitadas.

São oportunidades que abrangem as diversas áreas, como Engenharia Civil, Meio Ambiente, Mecânica, Transporte, Química, Matemática, Trânsito. Para quem está à procura de novos conhecimentos em construção civil, haverá a oficina sobre ensaios mecânicos destrutivos de materiais de construção. Nela, serão realizados ensaios de destruição de concreto, aço, tijolo e madeira, apresentando métodos para verificação da resistência desses materiais utilizados em construções.

Para aqueles que se interessam por questões ambientais, uma dica é o minicurso “Uso de imagens de satélite para estudos do meio ambiente”. Nele será apresentado como as imagens de satélites disponibilizadas pelo software Google Earth podem auxiliar em estudos na área ambiental, possibilitando ao aluno o contato com produtos de sensoriamento remoto e suas aplicações na área de meio ambiente.
Abordando ainda tecnologia de mapeamento, o minicurso “Uso do GPS para medição de áreas” vai falar sobre a associação entre cartografia básica e a medição de áreas com receptor GPS de navegação. O curso mostrará a possibilidade de cálculo de terrenos baseado nas posições na superfície terrestre coletada por GPS.

Ainda haverá oficinas de Libras, que utilizarão a temática da Secitec - “A Matemática está em tudo”, para introduzir e ampliar novos vocabulários da Língua de Sinais, tendo como base conteúdos da disciplina de Matemática.

Para saber mais informações sobre as atividades, basta entrar no site da Secitec e consultar a programação. Os participantes das atividades que demandam inscrições receberão certificados.

Cultura e lazer

A Secitec do IFG – Câmpus Goiânia ainda promoverá aos visitantes do evento atividades culturais e esportivas. São mais de 10 apresentações dos grupos formados pelos estudantes do curso técnico integrado em Instrumento Musical, além dos cursos de extensão na área de Música, ofertados pelo câmpus.

Para quem está disposto a espantar o sedentarismo, os circuitos funcionais têm o objetivo de promover a interação em grupo, além de trabalhar a musculatura, respiração, resistência e ritmo.

No dia 19 de outubro, encerramento da Secitec, o público ainda poderá conferir a apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás, que é atração do projeto Quinta Justa, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia, a partir das 20 horas.

Eventos integrados

Neste ano, a Secitec do Câmpus Goiânia contará com outros dois eventos integrados: a 8ª Semana da Licenciatura em Matemática e a 2ª Semana de Química, que mostrarão um panorama das produções dos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Química do câmpus.

Dentre as 25 atividades promovidas, a Semana da Licenciatura em Matemática oferecerá o minicurso Matemática Básica, que tem o objetivo de apresentar conceitos básicos introdutórios das operações matemáticas, como: adição, subtração, multiplicação, divisão, frações, potências, raízes e inequações, proporcionando ao aluno cobrir possíveis lacunas em sua formação em Matemática Básica para contribuir com seu desenvolvimento em cursos de nível superior.

Já a Semana de Química contará 11 atividades, incluindo o minicurso sobre aproveitamento integral dos frutos do Cerrado, incentivando o uso racional do potencial biotecnológico do pequi, murici, cagaita, baru, dentre outros. Haverá ainda curso abordando estratégias de otimização de compostos bioativos, com professores convidados Dr. Ricardo Menegatti e Dr. Flávio S. de Carvalho, ambos da UFG; além de palestra com o capitão Wanderlei Valério, do Corpo de Bombeiros de Goiás, sobre o armazenamento e transporte de produtos perigosos.

Para conferir mais detalhes da programação dos dois eventos, acesse a página da Secitec Goiânia e clique nos menus 8ª Semana da Matemática e 2ª Semana da Química.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.