Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Substituição das lâmpadas convencionais pelas de Led dá prosseguimento ao projeto de eficiência energética no Câmpus
Início do conteúdo da página
Energia Elétrica

Substituição das lâmpadas convencionais pelas de Led dá prosseguimento ao projeto de eficiência energética no Câmpus

Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 08h40 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 17h54

Ao todo, serão instaladas 5.519 lâmpadas de tecnologia Led em 2.629 pontos de iluminação no câmpus

Técnicos realizam a substituição das lâmpadas convencionais pelas de led no Câmpus Goiânia.
Técnicos realizam a substituição das lâmpadas convencionais pelas de led no Câmpus Goiânia.

Começou na manhã de terça-feira, 5 de junho, a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de Led no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia. A ação integra o Projeto de Eficiência Energética, resultante de termo de cooperação técnica firmado entre o IFG e a Enel Distribuição Goiás. O projeto, que iniciou com o lançamento da árvore solar no dia 16 de maio na unidade, prossegue com investimentos para aumentar a eficiência e a economicidade no sistema de iluminação do câmpus.

Técnicos da 3e Engenharia, que estão executando o serviço de eficientização retrofit da iluminação sob a coordenação da Enel Distribuição Goiás, iniciaram as substituições das lâmpadas convencionais fluorescentes por lâmpadas de Led no câmpus. Ao todo, serão 2.629 pontos de iluminação, entre corredores, salas de aula e laboratórios, que receberão cerca de 5.519  novas lâmpadas.

Na modernização do sistema de iluminação está prevista ainda a automação da iluminação em alguns ambientes do câmpus, nos quais serão instalados 385 sensores de presença infravermelhos e 309 sensores de presença ultrassônicos, para o desligamento automático das lâmpadas na ausência de pessoas nos recintos. O serviço será executado ao longo do mês de junho. Após as trocas das lâmpadas, será realizada a instalação de aproximadamente 700 painéis fotovoltaicos para captação de energia solar nos tetos dos blocos 300, 400, 500 e 600.

O professor e coordenador do Projeto de Eficiência Energética no IFG - Câmpus Goiânia, José Luis Domingos, o diretor de administração do IFG – Câmpus Goiânia, Paulo Cézar Pereira, e estagiários da gerência de administração e manutenção do câmpus e estudantes de Engenharia Elétrica, Fernanda Cardoso, e Iury Rodrigues, de Engenharia de Controle e Automação, reuniram-se com o consultor da 3e Engenharia, Julio Martinez, e o supervisor de projeto, Marcelo de Oliveira, para discutir sobre as diversas etapas do projeto em andamento.

Pelos termos da Cooperação entre IFG e Enel Distribuição Goiás, o projeto tem previsão de ser executado durante o ano de 2018. Além do Câmpus Goiânia, serão beneficiados com a substituição de lâmpadas e luminárias e instalação de sistemas de micro e minigeração solar fotovoltaico os câmpus Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Inhumas, Itumbiara, Jatai, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso.

Reunião entre a equipe da 3e Engenharia, Julio Martinez e Marcelo de Oliveira, com o professor e coordenador do projeto no IFG - Câmpus Goiânia, José Luis Domingos, o diretor de administração do Câmpus Goiânia, Paulo Cézar Pereira, e os estudantes Fernanda Cardoso e Iury Rodrigues.
Reunião entre a equipe da 3e Engenharia, Julio Martinez e Marcelo de Oliveira, o professor e coordenador do projeto no IFG - Câmpus Goiânia, José Luis Domingos, o diretor de administração do Câmpus Goiânia, Paulo Cézar Pereira, e os estudantes Fernanda Cardoso e Iury Rodrigues.

 

Saiba mais sobre o Projeto de Eficiência Energética no IFG – Câmpus Goiânia:

Inauguração da árvore solar marca o lançamento do projeto de eficiência energética no Câmpus Goiânia

IFG terá árvore solar nos câmpus Goiânia e Itumbiara

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia. 

Fim do conteúdo da página