Técnico Integrado 2017/1

Divulgado gabarito preliminar das provas realizadas ontem

O Centro de Seleção do IFG divulgou hoje, dia 19, o gabarito preliminar das provas realizadas ontem, dia 18, do processo seletivo para acesso aos cursos técnicos integrados de nível médio da instituição. Nesta seleção, 289 candidatos concorreram as vagas dos cursos Técnico Integrado em Análises Clínicas, Técnico em Nutrição e Dietética e Técnico em Vigilância em Saúde. Esta seleção mostrou um expressivo aumento em relação a realizada no ano anterior, 64% a mais na quantidade de inscritos.

Processo Seletivo

“Esse processo seletivo teve um número maior de inscritos, percebemos que este número tem progredido. A tendência é que o nosso processo seja um dos mais procurados, nossos cursos têm despertado bastante interesse dos candidatos, acredito que o grande motivador é ofertarmos cursos na área da saúde, mas só o fato do IFG ser uma instituição reconhecida e valorizada, isso atrai os candidatos”, destacou Ludmilla Lôbo de Freitas, coordenadora de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (CAAAE).

A candidata Isis Gabrielle Pontes dos Santos, 15 anos, concorreu a uma das 30 vagas do curso Técnico Integrado em Análises Clínicas: “Escolhi prestar para este curso porque tenho muita vontade de trabalhar na área da saúde. Além disso, desde pequena eu falo para os meus pais que quero fazer o Ensino Médio no IFG, eu passava em frente ao Câmpus Goiânia, perto do Mutirama, e falava para minha mãe que ia estudar no IFG. Por ter o curso Técnico junto com o Ensino Médio eu acho que o IFG dá mais consciência ao aluno, prepara ele para o mercado de trabalho, e também dá um ensino de qualidade que não é oferecido em outros lugares”.

“A prova estava menos difícil do que eu imaginava, a prova de Matemática estava a mais difícil, mas espero que eu consiga entrar no IFG. Como quero fazer medicina, interessei no curso Técnico em Nutrição e Dietética”, disse Isabela Figueiredo, 15 anos. As candidatas Júlia Alves, 14 anos, e Vitória Lais Almeida Magalhães, 15 anos, também consideraram a prova de Matemática a mais difícil. “Filhos de amigos do meu pai estudam no IFG e indicaram a escola para os meus pais. Eles me disseram que achavam que o IFG era a melhor opção para mim, que estudar aqui será um grande crescimento para mim, então escolhi prestar nesse câmpus porque o curso é da área de biológicas, que prefiro”, afirmou Vitória Lais Almeida Magalhães.

Ludmilla Lôbo de Freitas, coordenadora da (CAAAE) e do processo seletivo dos cursos técnicos integrado ao Ensino Médio, falou sobre a participação dos colaboradores externos nesta seleção: “Foi um processo misto no qual tivemos a colaboração de pessoas da comunidade, tivemos os servidores do IFG e colabodores externos. A equipe ontem foi formada por 41 pessoas, entre servidores e colaboradores externos, e dentre os colaboradores externos tínhamos alunos, servidores da UFG e membros da comunidade em geral que se inscreveram para participar pelo site. Os câmpus receberam uma lista do Centro de Seleção com o nome dos inscritos para trabalhar e deixou a critério de cada câmpus o método para fazer essa escolha. A nossa lista foi formada por meio de um sorteio, com escolhas aleatórias. Entramos em contato via telefone com os colaboradores sorteados comunicando e repassando as informações do processo seletivo. Todos os colaboradores que se inscreveram compareceram, a equipe estava completa. O processo ocorreu tranquilamente, sem nenhuma intercorrência. Outro diferencial que tivemos neste processo foi a sala especial, foi a primeira vez no processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio que tivemos tradutor e intérprete de libras para os candidatos”, contou Ludmilla Lôbo de Freitas, coordenadora de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (CAAAE).

Resultado final e matrículas

Amanhã, dia 20, os alunos interessados poderão entrar com recurso contra o gabarito preliminar. O gabarito final será disponibilizado no dia 23 de dezembro, e, no dia 29, o candidato terá acesso ao boletim preliminar de desempenho. O resultado final será publicado no dia 27 de janeiro de 2017. De acordo com o edital, as matrículas dos alunos aprovados em primeira chamada serão realizadas entre os dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro de 2017.

Confira o gabarito preliminar.

Veja aqui mais informações sobre o processo seletivo.

Mais fotos do processo seletivo na página do Facebook.

Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.