PPPI confirma papel social do IFG como instituição pública e gratuita
Na última plenária, realizada na tarde de ontem, 20, foi aprovada a gratuidade em todos os processos seletivos da Instituição
O Instituto Federal de Goiás (IFG) já tem uma minuta de seu Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) atualizado. Terminou na tarde de hoje, 20, a segunda fase do Congresso Institucional, convocada para a finalização dos debates e votações das 244 propostas de alterações no atual documento. As modificações de texto, inclusões e supressões reafirmaram o papel social do IFG, como instituição pública e gratuita.
Na tarde de hoje foi aprovada, por exemplo, o fim da cobrança de taxas para inscrições nos processos seletivos de novos alunos. Após amplo debate sobre os processos de inscrições, que atualmente são confirmadas somente mediante o pagamento da taxa ou concessão do benefício da isenção, prevaleceu o entendimento de que a gratuidade é um princípio da Instituição.
Outra proposta aprovada que impacta diretamente nos processos seletivos foi a dispensa de provas ou outros instrumentos de seleção e classificação quando o número de candidatos inscritos for igual ou inferior ao número de vagas ofertadas. Essa nova regra vai valer para a seleção de novos alunos para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e técnicos subsequentes ao Ensino Médio. Nesse caso, prevaleceu o entendimento de que é papel do IFG acolher também estudantes com formação deficiente e criar condições para que esse aluno permaneça na Instituição e tenha êxito nos estudos.
Etapas
Segundo o coordenador-geral da Comissão Central Sistematizadora (CCS), Weber Tavares da Silva Filho, a CCS vai disponibilizar a minuta do novo PPPI para a comunidade acadêmica na próxima semana. A minuta será submetida ao Conselho Superior e, somente depois de aprovada pela instância maior da Instituição, passa a vigorar.
Após a aprovação da minuta do novo PPPI, o Congresso Institucional terá continuidade com novas atividades programadas para o dia 28 de setembro, no Câmpus Aparecida de Goiânia, quando serão realizadas as discussões do Grupo de Trabalho Temático Geral (GTTG), a respeito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em seus eixos Extensão e Pesquisa.
Os debates em grupos de trabalhos continuarão entre os dias 8 e 11 de outubro, no Câmpus Goiânia, com reuniões dos GTs sobre o PDI nos eixos Ensino e Gestão. Por último, o Congresso Institucional debate o documento final do PDI entre os dias 5 a 9 de novembro, em Goiânia.
Mais informações estão disponíveis na página do Congresso Institucional.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Redes Sociais