Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Águas Lindas marca presença no 25º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 16º do DF
EVENTO

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 15h19 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 16h14

Campus é a primeira instituição de ensino superior do entorno a participar do maior congresso de iniciação científica da região

Reitora da UnB visita os trabalhos desenvolvidos no campus

Com objetivo de propiciar o diálogo entre os participantes, o intercâmbio entre grupos de pesquisa, a divulgação científica, entre outros, aconteceu de terça, 24, à quinta-feira, 26, o 25º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) e 16º do DF, reunindo estudantes do ensino médio e graduação de Brasília e entorno. O evento aconteceu dentro da Semana Universitária da UnB.

O Instituto Federal de Goiás (IFG) Águas Lindas marcou presença aos longo dos três dias de congresso, onde os estudantes apresentaram pôsteres de suas respectivas áreas de estudo (vida, humanas e exatas), resultados dos projetos financiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM).
Em sua 25ª edição, o congresso teve uma novidade, que foi a apresentação de protótipos e projetos de interação, o que possibilitou ao Câmpus Águas Lindas promover atividades de promoção da saúde com os estudantes do curso técnico em Enfermagem, levar jogos pedagógicos desenvolvidos pelos alunos da licenciatura em Ciências Biológicas, além de fazer apresentação do projeto fórmula drone.
A estudante do curso técnico em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos, Francisca Fernandes, conta que apresentar o trabalho na UnB foi enriquecedor. “Foi um momento de muito aprendizado, incentivo, motivação e principalmente superação... Agradeço ao IFG, professores e todo o corpo que compõem essa instituição pela incentivo e confiabilidade a mim atribuído de hoje sentir que posso ir muito mais além”, declara.
O IFG Águas Lindas participa do Congresso de Iniciação Científica desde 2017 com participações pontuais que se ampliaram nos anos posteriores, e hoje se institucionalizou uma parceria na qual o campus participou de todas as etapas da organização da 25ª edição do evento, desde a submissão de propostas às agências de fomento, até o planejamento e elaboração da programação final.
A gerente de pesquisa e extensão do campus, professora Mariana Magalhães, ressalta que participar da programação de iniciação científica desperta o interesse dos alunos para atividades dessa natureza, e provê a sociedade de conhecimentos básicos de ciência e tecnologia desenvolvidas em pesquisas na região.
A professora destaca ainda que o IFG Águas Lindas é a primeira instituição de ensino superior do entorno a participar do maior congresso de iniciação científica do DF, e agradece a participação dos estudantes e servidores que apoiaram e participaram do evento. “Agradeço todo apoio e incentivo dos decanatos de pós-graduação, Prof.ª Dr.ª Adalene Moreira Silva e também a reitora Márcia Abrahão, que foi prestigiar os trabalhos do campus”, declara.

Confira as fotos do evento.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas