Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG pode elaborar cursos colaborativos com instituição colombiana
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

IFG pode elaborar cursos colaborativos com instituição colombiana

Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 13h21 | Última atualização em Terça, 13 de Julho de 2021, 14h31

Inscrições de propostas podem ser feitas até dia 7 de julho

Chamada para inscrição de propostas de cursos virtuais

O Instituto Federal de Goiás recebeu do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) uma convocatória para elaboração de cursos colaborativos virtuais. A instituição de ensino que realizará os cursos com o IFG é a IES Tecnológico de Antioquia (TdeA), instituição colombiana que já desenvolveu um processo semelhante com algumas instituições da Rede Federal no último semestre.

A Colaboração para Aprendizagem Online Internacional (COIL) é uma modalidade de aprendizagem colaborativa por meio de uma perspectiva internacional com uso de plataformas online. "Essa estratégia promove o desenvolvimento de competências interculturas fazendo uso de ambientes compartilhados e ferramentas virtuais. A proposta é uma iniciativa da TdeA e chancelada pelo CONIF", destaca o coordenador de Relações Internacionais do IFG, Luciano de Paula Perilo.

De acordo com a convocatória, o trabalho tem como objetivo desenvolver cursos de forma colaborativa em diversas áreas do conhecimento por meio da metodologia COIL (Collaborative Online International Learning), possibilitando o desenvolvimento de competências interculturais e soft skills dos estudantes dos dois países e a expansão do networking docente. As atividades serão on-line e podem ser executadas nos dois idiomas, português e espanhol, contemplando discentes do IFG e do TdeA em turmas mistas de ambas IES.

As adesões à proposta da convocatória podem ser feitas até dia 7 de julho. É preciso preencher um formulário disponível no site das Relações Internacionais do IFG (acesse o formulário). “É importante salientar que a submissão do interesse não significa que o curso será realizado. A seleção dos docentes da Rede Federal que participarão da iniciativa é de responsabilidade integral do TdeA”, afirma Luciano.

A  Assessoria Internacional do Conif organizou uma palestra pensando em esclarecer um pouco como é o processo de elaboração de cursos colaborativos virtuais na convocatória do TdeA. Participarão da palestra os professores Wallace Lira e Éverton Arruda, do IFAM, e Leonardo, do IFBA, para apresentar como foi a participação deles na edição anterior da Convocatória do TdeA. O evento ocorrerá amanhã, 30, às 10h30, por meio do google meet: https://meet.google.com/oir-nfjk-zeu

Acesse mais informações: http://ifg.edu.br/cri?showall=&start=2

Acesse a convocatória do Conif.

Acesse o formulário de propostas.

Mais informações podem ser solicitadas via e-mail para a Coordenação de Relações Internacionais do IFG em cri@ifg.edu.br

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria