Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do Câmpus Águas Lindas conquista primeiro lugar do 9º Concurso Cultural Leitores/as Destaque
PREMIAÇÃO

Publicado: Quarta, 03 de Novembro de 2021, 18h24 | Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 11h59

Concurso foi realizado de abril a outubro deste ano, pela Biblioteca Atena do Câmpus Inhumas

A estudante Cecília Leite escreveu a resenha vencedora intitulada: "Anne de Green Gables”

A estudante Cecília Maria Mendes Leite, do curso técnico integrado em Vigilância em Saúde do Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Águas Lindas, conquistou o primeiro lugar do 9º Concurso Cultural Leitores/as Destaque. O concurso, que é uma ação de extensão da Biblioteca Atena do Câmpus Inhumas, contabilizou 60 resenhas válidas, de participantes inscritos de vários municípios goianos (Inhumas, Cidade de Goiás, Luziânia, Goiânia, Águas Lindas, Itumbiara, Morrinhos, Formosa, Aparecida de Goiânia e Anápolis), e de diferentes instituições de ensino, entre elas IFG, IFGoiano, UEG, UFG e PUC Goiás.

A ação visa fomentar a leitura literária enquanto meio para o desenvolvimento humano no aspecto cultural, social e profissional, sendo destinada a estudantes e comunidade em geral, com escolaridade mínima do 8º ano do ensino fundamental completo ou cursando. A docente Alciane Barbosa Macedo Pereira, do Câmpus Aparecida de Goiânia, alcançou o segundo lugar na premiação, e a estudante Karla Katiuska Batista Santos, também do Câmpus Aparecida de Goiânia, ficou classificada em terceiro.

A banca avaliadora das resenhas foi composta pela pedagoga Azimavete de Sousa Paiva, da Unopar; pelas discentes do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Dhebora Cézar da Silva e Luana Dias Teixeira, e pela bibliotecária Riquelma Sousa de Jesus, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No dia 20 de outubro foi realizada a cerimônia online de encerramento do 9º Concurso Cultural Leitores/as Destaque.

O concurso cultural ocorreu de abril a outubro deste ano, sendo constituído por palestras, mesa redonda, encontro com leitores(as), mediação de leitura e produção da Coletânea Leitura e Criação 8. Nesta edição foram premiados(as) os(as) três leitores(as) que escreverem as resenhas com maior qualidade. Todas as atividades de interação com o público aconteceram de forma remota - plataformas institucionais, e-mail, redes sociais e videoconferências.

Confira abaixo uma breve entrevista com a estudante Cecília Maria Mendes Leite, que conquistou o primeiro lugar do 9º Concurso Cultural Leitores/as Destaque (Biblioteca Atena/Câmpus Inhumas)

Qual foi o tema da sua resenha?

A minha resenha foi do livro Anne de Green Gables, de Lucy Maud, que conta a história de Anne, uma órfã que ama explorar o mundo. Primeiramente tinha conhecido a história de Anne pela série Anne with an E, como sempre amei séries e livros de base feminista, foi fácil para eu ler todos os livros de Anne e amar o seu universo de imaginação.

Como foi participar do concurso?

Foi uma experiência incrível, tive muitas dúvidas no início, pois não sabia muito bem como construir uma resenha. Então minha professora de inglês do câmpus, Ana Paula Oliveira, me ensinou as estruturas de uma resenha, logo depois pedi auxílio da minha mediadora Milena Guimarães, que sempre foi muito prestativa e muito respeitosa nos e-mails, e gostaria também de agradecer ao professor Bruno Pilastre, que me orientou na gramática e escrita da minha resenha e sempre foi paciente comigo, com uma didática excelente. O auxílio de todos esses profissionais me ajudaram a ter uma ótima participação e chegar a ganhar o concurso.

Qual foi o prêmio recebido?
Recebi uma medalha de ouro, 1 kit material escolar no valor de R$150, 1 plano de internet (play) de 300 megabytes por um ano, 1 marca página magnético, 1 squeeze, 1 refletor balizador solar de 30w e uma luminária de emergência.

Quais os benefícios da leitura?

A leitura proporciona uma visão crítica sobre o mundo, além disso, ela é um reflexo do mundo em que vivemos, através dos livros somos influenciados a usar a imaginação para conseguir visualizar lugares ficcionais e países que nunca se foi, é realmente incrível. Comecei a me envolver muito com a leitura com 11 anos e nunca parei de ler, os livros estimulam a criatividade. Porém, com a quarentena tive a oportunidade de intensificar minhas leituras, lendo livros que nunca li com temáticas mais realistas, o que estão me ajudando a entender a estrutura social brasileira, preconceitos existentes no mundo contemporâneo etc.

Qual a importância da leitura nos dias de hoje?

A leitura pode mudar vidas e deveria ser acessível a todos(as), fico muito feliz que o concurso de Inhumas pôde fazer um projeto de incentivo à leitura para jovens e adultos, pois vivemos em um momento em que muitas fake news estão rolando, as pessoas leem só o título da matéria, não se dão o trabalho de ler a matéria toda. A leitura vem mudando a minha vida e me fazendo uma pessoa cada vez mais crítica.

Confira a resenha escrita pela aluna Cecília Leite na Coletânea Leitura e Criação 8

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Inhumas e Câmpus Águas Lindas