Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Águas Lindas divulga Plano Local de Retorno Seguro e Gradual
RETORNO PRESENCIAL

Câmpus Águas Lindas divulga Plano Local de Retorno Seguro e Gradual

Publicado: Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 16h07 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 17h41

Documento é resultado de trabalho realizado por comissão integrada por docentes, técnicos administrativos e alunos

O Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) torna público o Plano de Ação Local para o Retorno Seguro e Gradual das Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas. O documento, aprovado por unanimidade em reunião do Conselho de Câmpus (Concâmpus) ainda no dia 06 de dezembro de 2021, foi convertido em Resolução do Concâmpus no dia 31 de janeiro de 2022, após algumas alterações submetidas novamente à apreciação dos conselheiros docentes, técnico-administrativos, discentes e membros da comunidade externa.

O plano é resultado dos trabalhos da Comissão de Elaboração do  Plano Local para o Retorno Seguro e Gradual das Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas da unidade de ensino, e também contou com a participação de todos os segmentos da comunidade. Com isso, o documento traz informações sobre como as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas poderão ser realizadas, com base em índices de saúde e de biossegurança.

O diretor-geral do Câmpus Águas Lindas, professor Tiago Araújo, ressalta que a publicização do Plano de Ação Local é relevante para o planejamento adequado do retorno às atividades presenciais no IFG: “especialmente em nossa unidade, quando da plena garantia de condições sanitárias, de distanciamento social e de vacinação, imprescindíveis à garantia da saúde e da vida na comunidade acadêmica e em suas famílias”.

Retorno Gradual

O retorno dos atendimentos presenciais nos 14 câmpus do IFG e na Reitoria deve ocorrer de forma gradual, em consonância com o Plano de Ação Geral do IFG (clique aqui e acesse).

No quadro de indicadores para o retorno gradual estão quatro fases: vermelha (atividades não presenciais), laranja (retorno de algumas atividades acadêmicas e administrativas presenciais), amarela (ampliação das atividades acadêmicas e administrativas presenciais) e verde (retorno presencial de todas as atividades acadêmicas e administrativas). Para cada fase, são levados em consideração indicadores do risco para Covid-19 na Região de Saúde (SESGO), índice de vacinação da população e indicadores de biossegurança no instituto.

A fase epidemiológica das unidades a cada semana está sendo publicada por meio de boletins, sempre às quartas-feiras, pelo Comitê Central de Acompanhamento da Covid-19 (acesse aqui).

Comprovante de vacinação

O IFG publicou, ainda no dia 23 de dezembro de 2021, a Portaria 2092/2021. O documento estabelece as orientações gerais sobre a exigência de comprovação do ciclo vacinal completo contra a Covid-19 na Instituição. A norma apresenta informações sobre como servidores e estudantes deverão apresentar seus comprovantes de imunização no âmbito da Instituição, seja para suas chefias, no caso dos servidores, seja durante as matrículas, no caso dos estudantes.

A Portaria leva em consideração o artigo 58 da Resolução 119/2021, publicada pelo IFG, que prevê a obrigatoriedade da “apresentação do Cartão de Vacinação, com as duas doses ou dose única contra a Covid-19” no IFG. Há exceção apenas para servidores e estudantes que, por motivos médicos devidamente comprovados, não podem se vacinar, mas que deverão apresentar a autodeclaração contida no anexo da Portaria (para servidores) e atestado médico (para alunos). O documento também leva em consideração a necessidade da comprovação do ciclo vacinal completo para garantir o planejamento acadêmico e administrativo das unidades durante o retorno presencial gradual em todas as unidades do IFG.

A comprovação do ciclo vacinal completo de duas doses ou dose única de imunizante disponibilizados pelo Plano Nacional de Imunização Brasileiro pode ser feita apresentando a cópia do cartão ou da carteira de vacinação, ou o comprovante retirado do aplicativo Conecte SUS.

Para os que não conseguem acessar o documento pelo aplicativo e/ou perderam o cartão, é importante ler as orientações para a emissão temporária do comprovante de vacinação: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/emissao-temporaria-do-comprovante-de-vacinacao-covid-19.

Comunicação Social/Câmpus Águas Lindas com informações da Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.