Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Enfermagem fazem visita técnica à Secretaria Municipal de Saúde
EJA

Estudantes de Enfermagem fazem visita técnica à Secretaria Municipal de Saúde

Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2022, 16h28 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 13h14

Foco da visita foi o departamento de atenção básica

Na manhã dessa quarta-feira, 27, os estudantes do curso técnico em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) conheceram o departamento de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde. Participaram da visita aqueles que cursam a disciplina de Práticas Assistidas 2 e estão com atividades na Unidade Básica de Saúde.

O objetivo da visita era complementar a formação dos discentes quanto ao processo de gestão da atenção básica em saúde, em especial no que se refere aos indicadores dos atendimentos, como o cadastro do usuário no sistema de saúde, o percentual de atendimentos que cada unidade tem que realizar, o lançamento adequado no sistema, entre outros.

A professora Danielly Bandeira, que acompanhou a visita técnica, explica que esses indicadores permitem que o município contabilize o número real de usuários que fazem uso do serviço e, em contrapartida, receba o valor correspondente ao atendimento prestado. Dessa maneira, o serviço de atenção básica à saúde pode se aprimorar com mais recursos e qualidade na assistência à população.

“É nesse ponto que está também a importância dessa visita, pois os discentes conheciam, até então, o serviço da atenção básica enquanto usuários, e agora estão conhecendo enquanto estudantes e futuros profissionais técnicos de enfermagem, que compreendem a dinâmica do sistema e a relevância de uma atuação profissional de excelência, para a melhoria da qualidade do serviço à população”, destaca a professora.

Ao final da visita, os estudantes trouxeram parte de suas experiências pessoais enquanto usuários do sistema. Para a aluna do 8º período, Marcela Rodrigues, a visita permitiu entender o papel da secretaria no seu âmbito de desenvolver e executar programas, projetos e atividades de atenção integral à saúde, que englobam os aspectos promocionais, preventivos, curativos e de reabilitação. “Foi possível entender de forma clara o controle e fiscalização constante que eles fazem para a continuidade das prestações dos serviços de saúde nas UBS, e a luta constante que eles travam para trazer melhoria e qualidade de saúde para a população… A visita contribuiu muito para o meu aprimoramento teórico e profissional”, concluiu.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas