Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertura da VIII Secitec aborda a importância da ciência e tecnologia para construção de uma sociedade democrática
VIII SECITEC

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 14h43 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 11h25

Evento segue até o próximo sábado com programação voltada para comunidade acadêmica e externa

Palestra “A importância da ciência, tecnologia e inovação para a construção de uma sociedade independente e democrática”, com a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, professora Adriana Régia Marques

Teve início na manhã dessa quarta-feira, 19, a VIII Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento ocorre presencialmente e adota o mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Participaram da mesa de abertura a gerente de pesquisa e extensão do câmpus, professora Mariana Magalhães, e o chefe de áreas acadêmicas, professor Herick Santana. A cerimônia abordou a importância da ciência e tecnologia no combate à Covid-19 e os atuais desafios encontrados na educação no retorno às aulas presenciais.

Em seguida, houve a palestra “A importância da ciência, tecnologia e inovação para a construção de uma sociedade independente e democrática”, com a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, professora Adriana Régia Marques. A manhã do primeiro dia foi encerrada com a palestra sobre o Programa Nacional de Imunização, com a servidora do Ministério da Saúde, Francieli Fontana.

A programação segue no período da tarde com palestra sobre o empreendedorismo feminino, ministrado pela diretora do Programa de Multincubadoras UnB, professora Tânia Cristina. Já no período noturno haverá palestra sobre o Outubro Rosa com a Secretaria Municipal de Saúde.

Na quinta-feira, 20, o Câmpus Águas Lindas receberá estudantes das escolas públicas do município no Dia de Portas Abertas, oportunidade que a comunidade externa terá para conhecer a estrutura física e laboratorial do IFG, além dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na unidade. Já no período noturno haverá palestra sobre educação prisional, com a servidora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Elisângela Caldas.

A VIII Secitec segue na sexta-feira, 21, com uma manhã cultural apresentada pelos discentes, ocasião em que receberá a Orquestra Sinfônica da Escola do Futuro de Goiás, de Santo Antônio do Descoberto. Já no período vespertino será realizada a apresentação de trabalhos pelos servidores e discentes que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A programação segue no período noturno com o 2º Encontro de Egressos do IFG Águas Lindas, organizado pelo Comitê Local de Acompanhamento de Egressos.

O evento finaliza na manhã de sábado, 22, com oficinas e a cerimônia de encerramento. “Agradeço a todos envolvidos na realização da Secitec… Sem dúvida será uma semana incrível, de muito aprendizado e queremos que todos aproveitem ao máximo. Mesmo diante de todas as dificuldades, continuamos lutando pela ciência e pela educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Seguimos firmes, pois acreditamos no potencial dos estudantes do município em que estamos inseridos”, declara a professora Mariana Magalhães.

Veja mais fotos do primeiro dia.

Faça a sua inscrição.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas