Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG participa da 30ª edição da Caminhada Ecológica e desenvolve pesquisas em parceria com a PUC-GO
Início do conteúdo da página
PROPPG

IFG participa da 30ª edição da Caminhada Ecológica e desenvolve pesquisas em parceria com a PUC-GO

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2023, 11h59 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2023, 16h08

Caminhada contou com participação de docentes e discentes do IFG Câmpus Águas Lindas, Formosa e Goiânia Oeste

imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Goiás (IFG) marcou presença na 30ª edição da Caminhada Ecológica, que ocorreu entre os dias 25 e 29 de julho. Junto com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), uma das apoiadoras do evento, servidores e discentes do IFG estão desenvolvendo duas pesquisas: uma sobre a fauna e outra sobre o monitoramento da saúde dos atletas ao longo do percurso. A Caminhada contou com participação de docentes e discentes do IFG, com representação dos câmpus Águas Lindas, Formosa e Goiânia Oeste. 

A Caminhada Ecológica é tradicional e acontece há três décadas em Goiás, chamando a atenção para a preservação do Cerrado e do Rio Araguaia. Esta é a primeira vez que o IFG participa do evento, que teve como tema “#TodosPeloCerrado”. Ao longo de cinco dias, o percurso de 310 km passou pelas seguintes cidades: Trindade, Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, cidade de Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã. 

A cidade de Trindade foi o ponto de partida dos atletas. Segundo o professor do Câmpus Águas Lindas, Herick Santana, no trajeto foram encontrados mais de 200 animais atropelados, entre eles alguns ameaçados de extinção, como o tatu canastra e tamanduá-bandeira. Após o evento, os próximos passos serão propor medidas de mitigação, como identificar os pontos que oferecem mais riscos aos animais e o que poderia ser feito, em parceria com a sociedade e o poder público.

"Por ser uma caminhada ecológica que visa sensibilizar a população, principalmente em relação à preservação do cerrado e do Rio Araguaia, que é um dos principais marcos turísticos de Goiás, a nossa participação foi muito importante para estreitar os nossos laços com o Estado e outras instituições de pesquisa", destaca o professor Herick.

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria e Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página