Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Apresentação de projetos interventivos encerra projeto de extensão Águas Lindas que Protege
Extensão

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 18h48 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h41

A realização de Encontros da Rede Socioassistencial de Águas Lindas é um dos resultados do projeto de extensão

O projeto de extensão Águas Lindas que Protege foi finalizado na última quarta-feira, 20, com a apresentação dos trabalhos finais dos cursistas, que consistiram em projetos de intervenção na Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Águas Lindas, com a finalidade de uma maior integração entre as instituições que a compõem.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão, Maraísa Lessa, buscava-se uma socialização de experiências no momento final do curso, de maneira a aumentar a inter-relação dos participantes que representam as diferentes instituições que compõem a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Foram apresentados projetos interventivos que contemplam diferentes temáticas, dentre os quais: Resgatando Valores humanos na Escola para a Vida; Projeto Participa Rede; Estratégias Gerais de Fortalecimento e Operacionalização das Ações de Promoção, Prevenção e Monitoramento da Saúde das Crianças e Adolescentes no Âmbito do Programa de Saúde na Escola; além dos Encontros da Rede Socioassistencial de Águas Lindas.

Sobre os Encontros da Rede, Maraísa destaca que se trata de um dos principais resultados do Águas Lindas que Protege, uma vez que diferentes representações socioassistenciais do município passaram a se reunir toda última quinta-feira do mês no Câmpus Águas Lindas.

Encontros da Rede Socioassistencial de Águas Lindas

Everardo Lopes (centro) fala sobre Redes Sociais Locais

Nesta quinta-feira, 28, foi realizado o quinto encontro da Rede Socioassistencial de Águas Lindas, que contou com a presença do educador social, Everardo de Aguiar Lopes, o qual é autor da obra Redes Sociais Locais: Afetividade que gera efetividade nas políticas públicas, assunto sobre o qual discorreu no evento.

Sobre a importância de uma articulação em rede para proteger os direitos das crianças e adolescentes, a professora Maraísa explica: “se a gente tem um menino que passa por uma situação de violência, por exemplo, uma pessoa só não dá conta de resolver... então é importante que um mesmo caso tenha diversos olhares, um órgão só dessa rede não dá conta de garantir todos esses direitos e uma das dificuldades que se tem, embora a gente tenha uma Secretaria de Educação, uma Secretaria de Saúde, uma Secretaria de Assistência Social, é o diálogo entre as pessoas em si, esse diálogo não existe ou é uma dificuldade... e a ideia desses Encontros de Rede é de resolver isso e pensar os problemas da comunidade”.

A professora esclarece também que todos aqueles projetos de intervenção apresentados no Águas Lindas que Protege terão condições de serem potencializados e aperfeiçoados nos Encontros da Rede, exercendo-se uma autonomia da Rede na resolução de seus problemas.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas