Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Primeira edição da Campus Party começa em Goiânia
CAMPUS PARTY GOIÁS

Primeira edição da Campus Party começa em Goiânia

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 19h07 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 17h47

O evento que traz o tema “Ciências Aplicadas” acontece até domingo, 8 de setembro

Alunos do IFG participam da 1ª Campus Party Goiás

Inovação. Tecnologia. Futuro. Ciência. Pesquisa. Conhecimento. Esses são alguns dos assuntos que serão debatidos ao longo da primeira edição da Campus Party Goiás. O evento internacionalmente conhecido chega pela primeira vez a Goiânia com o tema “Ciências Aplicadas” e traz em sua programação várias apresentações da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás. Contando com a presença de estudantes, pesquisadores, professores e inúmeros entusiastas digitais de muitos locais do país, o evento foi aberto ao público na noite desta quarta-feira, por Francesco Farrugia, presidente do Instituto Campus Party.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes gestores do Estado de Goiás, como o governador Ronaldo Caiado; o secretário de Desenvolvimento e Inovação do Estado, Adriano da Rocha Lima, entre outros gestores. Representando o IFG e o reitor da Instituição, esteve presente o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete.

Para Francinete, a Campus Party é uma oportunidade muito especial para toda a comunidade acadêmica do IFG: “é muito importante para a Instituição estar presente nessa primeira edição da Campus Party Goiás. Todos os nossos câmpus estão participando maciçamente, e a expectativa é a melhor possível. Esperamos mesmo que o evento possa motivar ainda mais os nossos estudantes, para que eles trabalhem cada vez mais com a inovação, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, como eles já têm feito de uma forma exemplar”, ressaltou o pró-reitor.

Conhecimento

Nesse primeiro dia de Campus Party, algumas palestras foram realizadas. Uma que foi muito concorrida teve como figura central o professor da área de comunicação, Dado Schneider. Para ele, a transformação digital, que é inevitável e central para o nosso século, requer de todos nós uma mudança. Segundo o professor, "a grande questão é que incorporar essa parte digital é até fácil; o difícil é entender a necessidade da transformação e realmente nos transformar, pois isso requer de todos nós mais conhecimento, mais inovação, mais aprendizado e a compreensão e o acompanhamento das mudanças que estão acontecendo nos nossos tempos”.

Professor Dado Schneider e plateia da Campus Party, na noite de abertura da Campus Party

Para o aluno Marcio Henrique Alves da Cruz, do Câmpus Inhumas, estar na Campus Party significa ter acesso a uma oportunidade muito especial que vai lhe proporcionar, além do conhecimento, muita experiência de vida: “Estou aprendendo muita coisa nova, muita coisa interessante aqui. E mesmo que eu não adquirisse nenhum conhecimento, o que é muito difícil, tenho certeza de que terei uma experiência de vida da qual vou me lembrar para sempre e que vai marcar meus dias”, falou empolgado.

Aluno Marcio Henrique, do Câmpus Inhumas

Assim como o jovem Marcio Henrique, Francisco Farrugia, presidente do Instituto Campus Party, falou um pouco dessa questão da experiência que o evento proporciona aos estudantes, ao dar por aberta essa primeira edição da Campus Party em Goiânia: “A Campus muda a vida dos jovens que dela participa. E é isto que queremos: proporcionar essa transformação a partir da inovação, da tecnologia, da pesquisa e do conhecimento: mudar a partir da imersão neste outro universo. Daqui, o jovem sai mudado – ele não vai se contentar com pouco, e isso é muito importante”, ressaltou Farrugia.

Francisco Farrugia fala na abertura da Campus Party Goiás

Ainda nesta primeira noite de evento, a equipe do Install Fest Laboratório Metabotix, do Câmpus Luziânia, participou do Espaço Fórum Goiano de Software. Segundo o técnico administrativo da área de Informática, Robson Barbosa Souza que participa da equipe, “além de uma excelente oportunidade de apresentar nossa pesquisa, estar e aprender com outros pesquisadores, na Campus Party temos a chance de participar de um evento com uma estrutura muito boa, e isso no nosso estado. É muito especial mesmo estar aqui participando desse evento”.

Aluna Giovana e servidor Robson, do Câmpus Luziânia, representantes da Install Fest - Laboratório Metabotix, na Campus Party

Programação

A programação do evento começa diariamente, normalmente às 11 horas. Há espaços gratuitos, na chamada Campus Future, com exposição de 13 projetos do IFG nos dias 7 e 8, das 11 às 21 horas. Além dos projetos da Future, o IFG estará à frente de mais um com entrada gratuita, na zona do Startup e Makers, com o projeto Agribussinessforyou, dias 5 e 6, das 11 às 21 horas. Pela programação, são mais 14 atividades cadastradas como Talks, em palcos e locais variados, mais três palestras do professor Sanderson Macedo (Sandeco), além de workshops e rodas de conversa.

Clique aqui e acesse algumas fotos da Campus Party.

Campus Party Goiás
Até 8 de setembro
Passeio das Águas Shopping
Saiba mais: https://brasil.campus-party.org/campus-party-goias/ (Para entrada de menores de idade, há regras específicas no site)

Leia mais notícias:

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.