Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Divulgado o resultado final da seleção do PIBICTI

Divulgado o resultado final da seleção do PIBICTI

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 20h24 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

O resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação foi divulgado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Já está disponível o resultado final da seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do Instituto Federal de Goiás (IFG). Ao todo, nesta seleção, foram ofertadas 279 bolsas de iniciação científica voltada a diversas modalidades. O resultado final pode ser conferido na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) do IFG.

Bolsas ofertadas

Além da novidade que foi a oferta, pela primeira vez, de bolsas destinadas aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Programa também apresentou oportunidades de bolsas destinadas a estudantes dos cursos de graduação e de outros cursos técnicos de nível médio do IFG.

Ao todo, foram ofertadas 175 bolsas provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 104 bolsas custeadas com recursos próprios do IFG. O número de bolsas com recursos do IFG foi ampliado em relação ao ano passado, quando foi de 49 bolsas. As inscrições foram realizadas nas seguintes modalidades:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC): destinado a estudantes dos cursos de graduação do IFG;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af): destinado a estudantes dos cursos de graduação do IFG que ingressaram no IFG através do sistema de cotas;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI): Destinado a estudantes dos cursos de graduação do IFG;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM): Destinado a estudantes dos cursos técnicos de nível médio do IFG;
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio - EJA (PIBIC-EM/EJA): Destinado a estudantes dos cursos de nível médio na modalidade EJA do IFG.

É importante ressaltar que o IFG tem também a modalidade de pesquisa pelo Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), que é destinado a alunos dos cursos técnicos de nível médio e de graduação do IFG. Contudo, nessa modalidade, por ser voluntária, não há remuneração.

Bolsas e valores
Segundo o edital publicado pela PROPPG, as bolsas disponíveis foram divididas de acordo com as modalidades de programas de pesquisa existentes no IFG e essa divisão consta do edital. As bolsas serão concedidas de acordo com a disponibilidade de recursos do CNPq e do IFG e terão vigência de doze meses, contada a partir do mês de agosto de 2019. O valor da remuneração é fixado anualmente pelo CNPq. As bolsas PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI terão o valor de 400 reais mensais e as bolsas PIBIC-EM e PIBIC-EM/EJA, 100 reais mensais.

Contemplados no IFG Câmpus Goiânia Oeste

Confira abaixo os projetos com os respectivos docentes e discentes contemplados no câmpus:

PROGRAMA: PIBITI

Espaço  escolar e as relações de poder: interpretações a partir da rede Municipal de Educação de Goiânia/GO

Docente: Leonardo Martins Da Silva

Discente: Gean Carlo Fontinel

PROGRAMA: PIBIC-EM/EJA

Prevalência de hepatite C em população privada de liberdade no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia –GO

Docente: Thais Augusto Marinho

Discentes: Micael das Dores Alves

Daniela Ferreira Silva

Victória Caroline dos Santos Silva

PROGRAMA: PIBIC

Representações sobre a deficiência intelectual em pesquisas "stricto sensu" no Brasil – sexênio 2013-2019

Docente: Raclene Faria

Discentes: Mariana Assis de Andrade Silva

Fernanda Veloso Lima

Hevellyn Vieira

Um estudo sobre evasão no curso de Licenciatura em Pedagogia – IFG Câmpus Goiânia Oeste

Docente: Janaina Cristina de Jesus

Discente: Aryadne Rodrigues Moreira

A Educação Infantil entre o público e o privado: a questão dos convênios

Docente: Lívia Cristina Ribeiro dos Reis

Discentes: Amanda Marques Tomazini

Lucineire Fernandes de Lacerda

PROGRAMA: PIBIC-EM

Representações sobre a educação sexual de crianças e adolescentes no Brasil - quadriênio 2016-2019

Docente: Raclene Faria Doutorado

Discentes: Maria Eduarda Pessoa Cecílio

Roberta Gomes e Silva

Pesquisa de parasitos em sucos verdes e hortaliças comercializados em dois bairros residenciais de Goiânia-Go

Docente: Silvana Barbosa Santiago

Discentes: Matheus Camilo Alves Siymon Bispo dos Santos

Ryan Breno de Freitas Cunha

Características de risco para infecção pelo HCV em indivíduos privados de liberdade no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia-GO

Docente: Thais Augusto Marinho

Discentes: Amanda Soares Santana

Isadora da Silva Strapasson

Giovanna de Castro Santos

Acesse aqui o edital.

Confira o resultado final.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Comunicação Social/IFG Câmpus Goiânia Oeste.