Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do Programa de Extensão Educação, Saúde e Direito à Cidade promove primeiro encontro com a comunidade da ocupação Solar Ville
EXTENSÃO

Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 16h08 | Última atualização em Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 16h21

Durante o encontro foram distribuídas máscaras e frascos de álcool glicerinado e entregue o “Baú de Leituras” para os moradores

No último sábado, dia 23 de outubro, servidores e aluna do Câmpus Goiânia Oeste do IFG integrantes da equipe do Programa de Extensão Educação, Saúde e Direito à Cidade realizaram a primeira atividade na ocupação urbana do Residencial Solar Ville, localizado na Região Mendanha da capital goiana.

Atendendo aos protocolos de biossegurança da pandemia da Covid 19, a equipe propôs duas intervenções para esse primeiro encontro. A primeira foi a distribuição de máscaras e frascos de álcool glicerinado que estão sendo produzidos por estudantes e servidores do câmpus por meio da Ação de Extensão: Produção de álcool glicerinado no combate à pandemia de covid-19 - Câmpus Goiânia Oeste. A distribuição do álcool glicerinado e das máscaras foi realizada com a finalidade de contribuir para a proteção dos membros da ocupação e de reforçar a importância do uso desses itens para a manutenção da saúde individual e coletiva.

A segunda intervenção foi a entrega do “Baú de Leituras” para a comunidade do Residencial Solar Ville. O baú foi produzido pela professora Dayanna Pereira, membro do programa, e os livros de literatura geral, literatura infantil e gibis inseridos dentro dele foram arrecadados pela equipe com o objetivo de ser um acervo inicial do baú.

“O ‘Baú de Leituras’ é fruto de uma reunião de planejamento virtual que contou com a participação do Gabriel, filho da Regina, moradora da ocupação urbana do Residencial Solar Ville. Durante a reunião, Gabriel expressou seu gosto e interesse pela leitura e pela possibilidade de contar a história da ocupação por meio de desenhos. Desse interesse do Gabriel tivemos a ideia de fazer o baú e entregar para a comunidade. Nosso objetivo com o ‘baú de leituras’ é criar no interior da ocupação um espaço para momentos de leitura individuais e coletivos, deixando a própria comunidade responsável pelos exemplares e pela circulação dos livros e gibis entre as famílias”, contou Janaína Cristina de Jesus, professora coordenadora do programa de extensão.

Janaína Cristina explicou que esse primeiro encontro teve como objetivo apresentar o programa à comunidade e criar condições para que a equipe se aproximasse dessas pessoas e pudesse estar com essas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos para perceber como eles têm vivido a experiência de ocupação urbana e de luta pelo direito à moradia. A professora destacou que a aproximação com os moradores evidenciou também "que há muito o que se fazer coletivamente para fortalecer os sujeitos e grupos que lutam pela garantia do direito à cidade e nisso, certamente, os eixos da Educação e da Saúde por meio da extensão realizada pelo Câmpus Goiânia Oeste do IFG têm muito a contribuir”.

A equipe do programa de extensão é composta por 24 colaboradores, sendo três servidores técnicos administrativos, 12 docentes e oito alunos dos cursos técnicos e superior do Câmpus Goiânia Oeste do IFG. Integram a equipe também dois docentes de outros câmpus do IFG e um do IFMT. Participaram dessa primeira atividade a estudante do curso superior de Licenciatura em Pedagogia, Valéria Mendonça, o diretor do câmpus, professor Cleberson Pereira Arruda, o gerente administrativo, Adriam Marcos da Silva, a coordenadora do programa, Janaína Cristina de Jesus, e os professores do Câmpus Goiânia Oeste, Constantino Isidoro Filho, Dayanna Pereira dos Santos, Eliene Lacerda Pereira, Mabel Pettersen Prudente e Mary Lopes Reis.

A ocupação urbana do Residencial Solar Ville é acompanhada pelo Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, parceiro do Programa de Extensão Educação, Saúde e Direito à Cidade do Câmpus Goiânia Oeste do IFG.

Sobre o Programa Educação, Saúde e Direito à Cidade

O Programa de Extensão Educação, Saúde e Direito à Cidade do Câmpus Goiânia Oeste foi aprovado pelo Edital 08/2021 da PROEX/IFG e também na Chamada Pública Simplificada 02/2021 do Câmpus Goiânia Oeste. De acordo com o  Edital 08/2021 da PROEX/IFG, o programa tem o prazo de dois anos para desenvolver suas atividades. A Chamada Pública Simplificada 02/2021 aprovou que os discentes vinculados ao programa atuem como bolsistas durante esse período.

O objetivo principal do programa é contribuir para a aproximação entre o Câmpus Goiânia Oeste e movimentos populares e ou sociais, coletivos e associações das regiões Oeste, Noroeste e Mendanha da capital goiana que realizam atividades em defesa dos Direitos Humanos. O Programa de Extensão também possui como finalidade promover atividades de formação que articulem os eixos Educação e Saúde e fortalecer a luta que esses grupos realizam pelo Direito à Cidade.

Apesar dos desafios existentes em realizar atividades de extensão no contexto da Pandemia de Covid-19, a equipe tem se reunido com frequência de forma remota para planejar as atividades e dialogado com os parceiros do programa que atuam com a temática dos direitos humanos e, de modo específico, com as questões relativas ao direito à cidade, e novas intervenções já estão sendo organizadas.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste