Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Encerramento do Projeto de extensão "Tcham Tcham: estou lendo!" promove encontro no câmpus com professores da rede municipal de educação
EXTENSÃO

Publicado: Sexta, 26 de Maio de 2023, 12h25 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 09h58

Momento formativo debateu acerca dos processos socioemocionais na educação

Professoras da Escola Municipal Amélia Cândida Brasil visitaram nessa sexta-feira, dia 26, o Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG) para participar de um momento de formação com docentes e discentes extensionistas do câmpus para refletir sobre os processos socioemocionais na educação. O encontro fez parte da atividade de encerramento do projeto de extensão “Tcham Tcham: Estou lendo!” e foi organizado pelas professoras Dayanna Pereira dos Santos, Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias e Suzana Lopes de Albuquerque do curso de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste.

As professoras da rede de educação básica foram recepcionadas no câmpus com um café da manhã e na sequência prestigiaram a apresentação musical das alunas Nicole Cardoso Dias e Sarah Pereira Martins do Curso Técnico Integrado em Nutrição e Dietética e da discente Maria Eduarda de Lucena Alves do Curso Técnico Integrado em Vigilância em Saúde.

As docentes Dayanna e Suzana fizeram uma apresentação do Câmpus Goiânia Oeste e dos cursos na área da educação ofertados no câmpus e no IFG para as convidadas. Após a apresentação, a professora Jacqueline realizou uma dinâmica com as professoras da Escola Municipal Amélia Cândida Brasil e em seguida promoveu um momento de reflexão e troca de experiência com os presentes acerca do tema debatido: os processos socioemocionais na educação.

“Essa foi a primeira vez que viemos ao câmpus e amamos a atividade realizada, desde o início com a calorosa recepção. Também gostamos muito da temática debatida na formação, a questão socioemocional é muito importante e é algo que precisamos mesmo estudar e refletir. Tanto os profissionais como nossos alunos estão ainda com o emocional muito abalado nesse período pós pandêmico, então essa temática é essencial. Precisamos desse apoio emocional. E o professor precisa também ter esse olhar crítico, um olhar mais direcionado para a questão emocional e precisa realizar projetos para trabalhar com os alunos essas questões como os que foram apresentados aqui hoje para nós. Esses momentos nos ajudam porque permitem as trocas de experiências e através das trocas e desse diálogo conseguimos refletir e organizar ações para atingir os nossos alunos e outros profissionais da nossa escola”, avaliou Adriana Corbellini, coordenadora pedagógica matutina da Escola Municipal Amélia Cândida Brasil. De acordo com Adriana, as professoras que visitaram o câmpus ficaram interessadas em conhecer mais sobre os cursos de formação e de pós-graduação ofertados no IFG para capacitação e aperfeiçoamento profissional apresentados no início do encontro.

Sobre o Projeto

O projeto de extensão “Tcham Tcham: Estou lendo!” foi contemplado no edital 02/2022/PROEX/IFG e fundamenta-se no trabalho de formação continuada de professores da rede municipal de educação de Aparecida de Goiânia e de Goiânia com o objetivo de possibilitar a interação dos extensionistas discentes em formação inicial no curso de Licenciatura em Pedagogia com docentes de escolas públicas da rede de educação básica, visando construir dinâmicas interativas com foco nos processos de alfabetização e letramento.

O nome do projeto não está atribuído a uma concepção de alfabetização espontaneísta e mágica; ao contrário, evoca o princípio ativo no processo de alfabetização que, enquanto objeto cultural, apresenta diversas funções sociais e tem meios concretos de existência a partir de ações e intercâmbios sociais. A proposta do curso de extensão “Tcham, Tcham: estou lendo” está em consonância com a linha de pesquisa “Cultura e Processos educacionais em EPT” que versa sobre os fundamentos teóricos e epistemológicos da educação, pertencente ao Núcleo Panecástica, cadastrado pelo IFG no CNPQ desde 2017.

Confira aqui mais fotos do encontro formativo do Projeto de extensão "Tcham Tcham: estou lendo!".

Saiba mais sobre o projeto no blog do “Tcham Tcham: Estou lendo!”.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia Oeste do IFG