Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da Escola Municipal João Vieira da Paixão visitam o câmpus

Alunos da Escola Municipal João Vieira da Paixão visitam o câmpus

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 11h51 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 10h55

Ação integrativa foi realizada pelos discentes da Pedagogia com participação dos estudantes do curso Técnico em Enfermagem

Na noite de ontem, dia 15, discentes da disciplina de Estágio Curricular em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação não formal do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG) receberam os estudantes do Ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal João Vieira da Paixão, localizada no Residencial Solar Bougainville, bairro circunvizinho a sede do câmpus.

A atividade foi planejada pelas alunas estagiárias, sob a coordenação das professoras Janaina Cristina de Jesus e Thays Angélica de Pinho Santos, com apoio institucional da direção do câmpus e teve como objetivo apresentar a estrutura do Câmpus Goiânia Oeste e os cursos ofertados aos estudantes convidados. As professoras enfatizaram para os presentes a importância da educação pública e a disponibilidade do câmpus por meio da oferta de atividades de ensino, pesquisa e extensão para o público em geral.

Durante o encontro, estudantes do curso superior de Licenciatura em Pedagogia e também do curso Técnico em Enfermagem recitaram poemas e contaram relatos das experiências obtidas em projetos de ensino, pesquisa e extensão do câmpus. Abordaram também a importância da pesquisa e a participação deles em congressos científicos e das políticas de permanência.  Na sequência foi servido um lanche coletivo integrando os convidados e os estudantes do curso Técnico em Enfermagem modalidade EJA do Câmpus Goiânia Oeste. Após o lanche, a técnica administrativa Eliane Gomes dos Santos, apresentou o espaço da biblioteca para os convidados. E para finalizar a visita, os estudantes da EJA da Escola Municipal João Vieira da Paixão conheceram os laboratórios do câmpus.

Natanael da Silva foi um dos educandos do grupo de alfabetização do Programa de Extensão ´Educação, Saúde e Direito à Cidade´ e agora participou do encontro como estudante do ensino fundamental

"Achei bom, divertido e importante esse evento para atender a comunidade e também abrir a nossa mente", disse João Vitor, aluno da escola municipal. Washington Souza, também aluno da escola, considerou o evento igualmente divertido e afirmou ter interesse em ser aluno do Câmpus Goiânia Oeste e fazer um curso no futuro.

Para a professora Janaina, a visita dos alunos da escola expressa a potencialidade que há na articulação entre ensino e extensão: “O contato com a Escola Municipal João Vieira da Paixão se deu quando procurávamos uma escola de EJA que possibilitasse a continuidade dos estudos de um grupo de adultos que foram atendidos por alguns meses numa comunidade próxima, em parceria realizada pelo Programa de Extensão ´Educação, Saúde e Direito à Cidade´ e a Seduc. A partir desse primeiro contato, e devido a receptividade da coordenação da escola, temos estreitado essa parceria para o estágio curricular e para outras iniciativas que fortaleçam a presença do câmpus na realidade local. Foi muito emocionante reencontrar um dos educandos do grupo de alfabetização, o Natanael da Silva, participando desse encontro, agora como estudante do ensino fundamental, e afirmando seu desejo de nunca mais parar de estudar! Exemplos como do Natanael e atividades como essa visita hoje são demonstrações de que o Câmpus tem atuado no sentido de cumprir sua finalidade institucional”.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.