Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Câmpus Goiânia Oeste realizam visita técnica ao MEC e Ministério da Igualdade Social
ENSINO

Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2023, 12h46 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2023, 11h18

A retomada de observatórios da Educação do PNLD-EJA e da integração da formação profissional com a modalidade foram algumas das pautas

Na última quarta-feira, dia 05 de julho, 23 acadêmicos do curso superior de Licenciatura em Pedagogia e dois alunos do curso Técnico em Enfermagem modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG) estiveram no Ministério da Educação (MEC) e no Ministério da Igualdade Racial (MIR), em Brasília-DF, onde passaram o dia conhecendo as instalações e participando de reuniões. Na oportunidade, foi discutida a retomada das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do MEC, as quais estão sendo elaboradas a partir de três eixos fundamentais: Alfabetização, Elevação de escolaridade e Integração da EJA com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

A visita técnica teve como objetivo oportunizar o diálogo com as professoras goianas que estão à frente de duas pastas dos respectivos ministérios, a Historiadora Dr.ª Cláudia Broges Costa, que compõe a Diretoria de Políticas para a Educação de Jovens e Adultos (DPEJA/Secadi - MEC), e a pedagoga Iêda Leal de Souza, Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (MIR). As reuniões foram realizadas com a finalidade de conhecer a trajetória de formação e atuação profissional de cada uma, bem como compreender os desafios propostos para a efetivação de políticas públicas, tanto para a EJA quanto para as ações antirracistas no país.

Entre as pautas discutidas, foi apresentado o histórico da Dr.ª Cláudia Borges no campo das políticas de Educação de Jovens e Adultos, partindo do âmbito da cidade de Goiânia, com proporção ao estado de Goiás e em todo o território nacional. Além de decorrer sobre os desafios profissionais enfrentados como diretora da DPEJA,  Cláudia Borges trouxe sugestões para estabelecer o diálogo, a articulação das políticas educacionais e as práticas pedagógicas da EJA na formação docente em Pedagogia.

A Secretária Iêda Leal de Souza, durante a reunião, apresentou sua trajetória como educadora no Movimento Negro Unificado e o trabalho realizado como líder sindical na cidade de Goiânia, e em todo o país. Iêda destacou também a importância das relações étnico-raciais na formação de professores, os desafios sociais das políticas públicas de promoção da igualdade racial e enfrentamento do racismo, e o processo de implementação do recém criado Sistema Nacional de Promoção a Igualdade Racial (SINAPIR), que hoje está presente em pouco mais de 180, dos mais de 5.500 municípios brasileiros, situação que configura um enorme desafio de expansão.

De acordo com um dos coordenadores da visita técnica, o professor Ramon Marcelino do Câmpus Goiânia Oeste, a atividade caracterizou-se como um momento importante para os estudantes, uma vez que a maioria nunca havia entrado em um ministério, e o fizeram de uma forma qualificada, por meio de perguntas bem fundamentadas e provocativas durante a reunião. Ramon acrescentou que, em ambos ministérios, os alunos sentiram-se bem acolhidos, e que o MEC é um ministério muito disputado socialmente e, apesar das contradições, permanece um clima de esperança. Todos os alunos e professores receberam uma réplica da placa de endereço em homenagem a Marielle Franco, como forma de agradecimento pela visita e pelo diálogo aberto e qualificado.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste