Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Bacharelado em Engenharia Civil - Noturno

Banner

Engenharia Civil - O curso - Apresentação

Imprimir

Bacharelado em Engenharia Civil

 

O Curso Bacharelado em Engenharia Civil, autorizado pela Resolução IFG Nº 01, de 28/02/2012 teve início, juntamente com a inauguração das atividades do IFG no município de Aparecida de Goiânia, em 23 de abril de 2012.

O Projeto Pedagógico do Curso – PPC foi construído a partir de um estudo que levou em consideração os indicadores sociais e econômicos na área de Engenharia Civil, sobretudo das significativas demandas locais e da região metropolitana para formação profissional em nível superior.

A Engenharia Civil compreende algumas grandes áreas do conhecimento: estruturas, materiais e construção civil, hidráulica e recursos hídricos, geotecnia, transporte, saneamento e meio ambiente. A matriz curricular do PPC em Engenharia Civil traz a mobilidade urbana como um dos desafios do processo de formação desse profissional. Sabe-se que as aglomerações urbanas, a intensificação das migrações e o vertiginoso crescimento da frota de veículos da sociedade contemporânea desafia o engenheiro civil a planejar construções urbanas e vias integradas de transportes, sem deixar de lado a sustentabilidade social e ambiental.

O Curso Bacharelado em Engenharia Civil ofertado pelo Campus Aparecida de Goiânia, do Instituto Federal de Goiás, tem por objetivo proporcionar uma formação profissional integral que transcenda a capacidade do engenheiro civil em planejar e calcular estruturas, prédios e obras. A matriz curricular de nosso curso visa, sobretudo, possibilitar que o engenheiro civil tenha condições de estudar a área de cada construção e preservar o meio ambiente do seu entorno, de optar pelas melhores tecnologias e tipos de materiais a serem empregados nos processos construtivos e que, inexoravelmente, considere a cultura e o humano que vai ocupar e habitar cada edificação.